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Dia das Mães: mesmo com preços mais salgados que em 2023, movimentação no comércio deve aquecer mercado

O Dia das Mães é comemorado neste domingo (14) e, para quem não se programou com antecedência, o fim de semana promete ser agitado com a busca pelo presente de última hora. Além da correria, será preciso preparar o bolso, isso porque uma pesquisa feita pelo Procon Tocantins, apontou variação de 179,86% em itens selecionados.

Variação na Capital 

A pesquisa foi feita nesta terça-feira, 07, em nove estabelecimentos de Palmas. Ao todo, 61 produtos foram pesquisados como sapatilha, sandália rasteira, calça, vestido, smart tv, smartphone, notebook, bolsa, secador de cabelo, perfume, flores entre outros.

Conforme a pesquisa, a maior variação encontrada foi de 179,86%, no vestido. O menor preço encontrado foi R$ 49,99 e o maior R$ 139,90.

Em segundo lugar ficou a sandália rasteira, com variação de 167,22%, vendida entre R$ 29,90 e R$ 79,90. E em terceiro ficou a saia, com variação de 148,28% e preços entre R$ 49,90 e R$ 119,90.

Movimentação economia 

Neste ano, a expectativa é que cerca de 128,7 milhões (60%) de brasileiros comprem algum presente em alusão à data e movimentam algo em torno de R$ 33,2 bilhões no comércio e nos serviços, segundo estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Uma análise importante revela que, em média, os consumidores que optarão pelo parcelamento pretendem dividir o pagamento em quatro prestações, um aumento de uma parcela em relação ao ano anterior. Esse dado ressalta a relevância de um sistema de análise de crédito eficiente para viabilizar as transações comerciais.

Quanto aos locais preferidos para realizar as compras, 74% dos consumidores planejam visitar lojas físicas, enquanto 37% optarão pelo conforto das compras online. Os principais pontos de compra incluem shopping centers (29%), shoppings populares (16%), lojas de departamento (15%) e estabelecimentos de rua (14%).

De acordo com a confederação, é imperativo que os comerciantes invistam em estratégias de marketing digital para atrair e conquistar esse amplo público consumidor. Dentre os meios de divulgação mais eficazes, destacam-se os anúncios e publicações no Instagram (41%), a exposição de produtos em vitrines (37%), as recomendações de amigos e parentes (33%), e a presença em sites de busca (33%).

 

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