Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Nova regulamentação de eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins permitirá reeleição de Amélio Cayres

Com objetivo principal de regularizar o processo de eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, foi apresentada uma proposta de emenda constitucional e uma de alteração do regimento interno. As proposições são assinadas por todos os deputados, mas foram elaboradas pelo deputado Ivory de Lyra (PCdoB) e estão publicadas no Diário da Assembleia Legislativa de quinta-feira, 9.

Para o deputado Júnior Geo (PSDB), ao DT a Assembleia está buscando se adequar ao que foi estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal e enquadrando tanto o regimento, quanto a Constituição Estadual ao que já foi estabelecido. Ele, no entanto, considerou desnecessário ter sido votada urgência para estes projetos, tendo em vista que não foram indicados relatores na CCJ e nem determinadas sessões extras para o assunto.

“A Assembleia está se ajustando ao que foi determinado pelo STF e agora é seguir a tramitação, embora a votação de urgência tenha acabado ficando sem sentido com a não indicação de um relator para os projetos na CCJ”, afirmou.

A Proposta de Emenda Constitucional n. 01/2024 propõe alterações no artigo 15, que em seu enunciado inicial trata sobre o período de funcionamento do legislativo. Atualmente, a redação do enunciado do artigo 15 é da seguinte maneira:

“Art. 15. A Assembleia Legislativa reunir-se-á anualmente, em Sessão Ordinária, na Capital do Estado, independente de convocação, de 1º de fevereiro a 8 de julho, e de 1º de agosto a 30 de dezembro.”

O texto que consta na PEC 01/2024 dá o seguinte enunciado ao artigo:

“Art.15 A Assembleia Legislativa reunir-se-á anualmente, em Sessão Ordinária, na Capital do Estado, independente de convocação, de 1º de fevereiro a 8 de julho, e de 1º de agosto a 20 de dezembro.”

Outra mudança é com relação ao parágrafo 3º do artigo 15, que atualmente tem a seguinte redação:

“§ 3º No início de cada legislatura, a Assembleia Legislativa reunir-se-á, no dia 1º de fevereiro, para eleger a Mesa Diretora, *para os dois biênios subsequentes.”

Porém, a expressão marcada está suspensa por decisão do STF. Por outro lado, o entendimento do STF liberou a reeleição para o mesmo cargo na mesa, porém apenas uma vez.

Com isso, a reeleição do atual presidente, deputado Amélio Cayres (Republicanos) será possível uma vez, seja na mesma legislatura ou em outra. O novo texto do parágrafo 3º ficará com a seguinte redação:

“§3º No início de cada legislatura, a Assembleia Legislativa reunir-se-á, no dia 1º de fevereiro, para posse de seus membros e eleição da Mesa Diretora, para o mandato de dois anos, permitida uma única reeleição para o mesmo cargo na eleição subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte.”

De acordo com a justificativa apresentada na proposta, o objetivo é “compatibilizar a Constituição Estadual àquilo que está consolidado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, que firmou entendimento no sentido de que é permitida apenas uma reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da Mesa Diretora”.

Inconstitucionalidade

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7350 o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente o pedido, declarando a inconstitucionalidade da expressão “para os dois biênios subsequentes” do § 3º do art. 15 da Constituição do Estado do Tocantins, com redação da Emenda à Constituição nº 48/2022; por arrastamento, declarar a inconstitucionalidade da Resolução nº 365, de 22/12/2022, da Assembleia Legislativa do Estado; e anular a eleição da Mesa Diretora do biênio 2025/2026 ocorrida em 1º/2/23.

Regimento

E é exatamente por causa desta ADI 7350 que também estão sendo realizadas mudanças no regimento interno. O Projeto de Resolução n. 19/2024 traz alterações em vários pontos do Regimento Interno da Assembleia onde são tratadas as duas oportunidades de eleição da mesa diretora da casa.

A primeira mudança está no inciso I do artigo 3º, que versa sobre o período de funcionamento do Legislativo. A alteração está no final de cada sessão legislativa, que passa do dia 30 de dezembro para o dia 20 de dezembro, ampliando o período de recesso.

Em seguida, é alterado o artigo 11, em cujo enunciado passa a constar o seguinte complemento: “…permitida uma única reeleição para o mesmo cargo na eleição subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte”.

Já o parágrafo 2º, do mesmo artigo 11, determina que a sessão para eleição da mesa diretora na primeira sessão legislativa de cada legislatura seja convocada imediatamente depois da sessão especial de posse e realizada antes das 18 horas do mesmo dia.

Já o parágrafo 5º, também do artigo 11, obriga que o presidente eleito tome posse imediatamente após a eleição e que dê posse aos outros membros da mesa diretora.

O projeto também traz o artigo 11-A para regulamentar a eleição da mesa diretora para o segundo período da legislatura, ou seja, para a 3ª e 4ª sessões legislativas. Segundo o artigo proposto, a eleição para o período final de cada legislatura poderá acontecer no decorrer da segunda sessão legislativa, desde que convocado com dois dias de antecedência, sendo avisada obrigatoriamente durante sessão ordinária, informando dia e horário da sessão extraordinária.

Veja como ficou a proposta do artigo 11-A:

“Art. 11-A. A eleição da Mesa Diretora para a 3ª e 4ª Sessões Legislativas de cada Legislatura realizar-se-á no decorrer da 2ª Sessão Legislativa, em Sessão Extraordinária, por escrutínio secreto, com a presença da maioria absoluta dos Deputados, por convocação da Mesa Diretora.

§1º O Presidente dará ciência da convocação do pleito em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, com antecedência mínima de 2 (dois) dias, informando data e hora do início da Sessão Extraordinária para a Eleição da Mesa.

§2º A posse da Mesa Diretora, eleita na conformidade do caput deste artigo, ocorrerá em Sessão Especial de Posse, sob a direção da Mesa Diretora anterior, às oito horas do dia 1º de fevereiro, da 3ª Sessão Legislativa, antes da Sessão Ordinária, em que se iniciar a 3ª Sessão Legislativa.”

Mais uma mudança no regimento é com relação ao artigo 13, que regulamenta as candidaturas aos cargos da mesa. A alteração acontece no inciso I. Veja a proposta:

“Art. 13. ………………………………………………………………………….

I – o registro, junto à Mesa Diretora dos trabalhos, dar-se-á até uma hora do início da Sessão Extraordinária, prevista no § 2° do art. 11 e no caput do art. 11-A deste Regimento, individual ou por chapa, de candidatos indicados pelas bancadas ou blocos parlamentares, ou candidato avulso, devendo constar do pedido…..”

De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é alterar dispositivos do Regimento Interno desta Casa de Leis, que disciplina o final do período da Sessão Legislativa, passando de 30 de dezembro para 20 de dezembro, e os dispositivos que trata da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada Legislatura e permitir uma única reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da Mesa Diretora.

 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Gabriel Leone desembarca em Nice com mala RIMOWA e confirma presença no Festival de Cannes 2025

Brasileiro chega ao sul da França com modelo clássico da marca alemã e reforça vínculo entre cinema, luxo e...

Mesmo em missão no Japão, senador Eduardo Gomes garante entrega de 86 tratores para agricultura familiar no Tocantins

Equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e beneficiarão municípios e associações rurais em todo o estado Palmas (TO)...

Porto Nacional recebe trator agrícola para impulsionar agricultura familiar

Equipamento foi entregue pela CODEVASF com emenda da senadora Professora Dorinha; investimento é de R$ 119 mil Palmas (TO) –...

MP denuncia autor de homicídio em pátio de oficinas em Araguaína; vítima morreu após um mês internada

Ministério Público do Tocantins acusa Alailson Sousa Lima por homicídio qualificado contra Kaique Barros de Abreu; crime foi motivado...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Déficit do INSS deve atingir R$ 328 bilhões em 2025, aponta Tesouro Nacional

Rombo previdenciário pode quadruplicar em 75 anos com o envelhecimento da população, mesmo após reforma de 2019 Por Fernanda Cappellesso Brasília...

Céu de maio reserva espetáculos astronômicos: chuva de meteoros, alinhamento planetário e superlua

Fenômenos celestes serão visíveis a olho nu em diversas regiões do Brasil, com destaque para o Tocantins Palmas (TO) —...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img