A capital de Tocantins, Palmas, receberá investimentos significativos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que visa melhorar a qualidade de vida das mães da região. O governo federal destinará R$ 15,7 bilhões para viabilizar 3,6 mil empreendimentos em todo o país, incluindo cinco novas obras em Palmas.
Entre as obras previstas para a cidade, destacam-se um centro de parto normal, uma creche, uma escola em tempo integral e um espaço esportivo comunitário em áreas de vulnerabilidade social. Essas intervenções têm como objetivo aprimorar a prestação de serviços públicos e beneficiar as famílias, desde o pré-natal até o fim do ensino fundamental.
Palmas é um dos 48 municípios beneficiados em todo o país por esse recorte. Ao todo, serão realizadas 36 maternidades, 30 centros de parto normal, 1,1 mil creches e escolas de educação infantil, 685 escolas de tempo integral, 240 espaços comunitários com parquinho, além da entrega de 1.500 novos ônibus escolares.
Os critérios de seleção priorizaram locais com altos índices de mortalidade materna e vulnerabilidade socioeconômica, bem como o déficit educacional. A meta nacional é reduzir para 30 mortes a cada 100 mil nascimentos até 2030, buscando melhorar a qualidade de vida e o acesso a serviços essenciais em todo o país.
No contexto mais amplo do Novo PAC, estão previstos investimentos de R$ 1,7 trilhão, divididos em diversos eixos, como transporte eficiente e sustentável, infraestrutura social inclusiva, cidades sustentáveis, inclusão digital, entre outros, visando promover o desenvolvimento econômico e social do país.
Relacionado
Link para compartilhar: