Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 18, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 18, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Justiça do Trabalho decide suspender a eleição da junta governativa do sindicato dos trabalhadores rurais de Guaraí

A Vara do Trabalho de Guaraí, no Tocantins, analisou uma reclamação trabalhista contra o Sindicato Rural de Guaraí. A ação foi movida por Consuelo Aparecida Julião Fernandes, que questionou a eleição da junta governativa realizada em 16 de fevereiro de 2024.

“Em 2023, resolvi me filiar ao Sindicato Rural com a intenção de, posteriormente, sair candidata a presidente, com o objetivo de organizar e criar um grupo com o agro para fortalecer a instituição e também, a unidade entre a classe,” explicou a Consuelo, em entrevista ao DT.

Segundo a autora, na eleição, houve exclusão de associados e o aumento da anuidade violaram as regras do estatuto do sindicato.

“Entendo que o Sindicato Rural é de todos e para todos! Quando finalizou o mandato em fevereiro de 2024, não houve eleição e não houve prestação de contas. Houve uma assembleia para eleição da junta governativa, da qual o Sr. Adriano Fonseca não poderia participar, uma vez que não prestou contas de seu mandato,” ressaltou Consuelo.

Assim, ela pediu que a eleição fosse anulada, e que os membros da junta governativa fossem afastados, além de solicitar que todos os contratos firmados após a eleição fossem suspensos. Também alegou que a atual administração estava mal gerindo os recursos do sindicato.

“Todos têm acesso aos sites da justiça, onde se observa um aumento de contas não pagas, além das que ainda não foram ajuizadas. A falta de prestação de contas autoriza a perda do mandato de membro da administração,” acrescentou.

Inicialmente, o pedido de urgência foi negado. No entanto, após uma nova análise, a Justiça verificou indícios de irregularidades, como a falta de prestação de contas e o uso de uma conta bancária de Katiuscia Dias Pereira Vieira, esposa de Adriano Oliveira Fonseca, para movimentações do sindicato.

Diante disso, a juíza Solyamar Dayse Neiva Soares, responsável pelo caso, no dia 15 de maio, suspendeu a eleição da junta governativa e afastou Adriano Oliveira Fonseca, Paulo Sérgio de Carvalho e Juliano Venâncio da Silva. 

Após isso, o Ministério do Trabalho e Emprego foi acionado para organizar novas eleições e garantir a prestação de contas.

“Em análise, observando todos os documentos apresentados, nota-se uma falta de transparência nos atos do sindicato, falta de comunicação e respeito com seus membros, como medidas que fogem das regras e leis sem aviso prévio de mudanças,” afirmou Consuelo. “Enfim, buscando que seja feita uma eleição de forma justa, solicitamos que fosse ajuizada uma ação para apurar os fatos. Para isso, ninguém melhor que o judiciário, visando assim, transparência e comprometimento com a instituição”, explicou Consuelo.

O Diário Tocantinense deixa o espaço em aberto para o Sindicado Rural para eventuais possíveis explicações.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Ranking das Músicas Religiosas Mais Ouvidas no Brasil em 2025: Destaques do Gospel e da Música Católica

Em 2025, o cenário musical religioso no Brasil continua a demonstrar sua força e diversidade, com artistas do gospel...

Inteligência Artificial e DNA Antigo Transformam a Paleontologia em 2025

A paleontologia vive uma revolução em 2025, impulsionada por avanços na inteligência artificial (IA) e na análise de DNA...

Cenário Político Global em 2025: Conflitos, Eleições e Acordos Internacionais

O ano de 2025 tem sido marcado por intensas movimentações políticas globais, incluindo conflitos armados, processos eleitorais significativos e...

“Pautas-bomba” no Congresso acendem alerta sobre risco fiscal e comprometimento de investimentos públicos

Projetos que elevam gastos obrigatórios sem indicar fonte de receita preocupam especialistas e pressionam o equilíbrio das contas públicas O...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Big Jow assume presidência da ATM e defende união entre prefeitos e sensibilidade dos órgãos de controle

Gestor de Cristalândia foi empossado em cerimônia prestigiada por autoridades estaduais e federais; Diogo Borges deixa o cargo e...

Controladoria Jurídica: a revolução silenciosa que está transformando a advocacia no Brasil

Área mostra como a gestão estratégica de processos pode garantir segurança, eficiência e produtividade aos escritórios de advocacia  Pouco conhecida...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img