Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Conheça o novo virus parecido com dengue e chikungunya que está preocupando especialistas de saúde em todo país

O vírus Mayaro é transmitido por diferentes tipos de mosquitos, como o Haemagogus, por exemplo, sendo descoberto em 1954, na Amazônia. Originalmente restrito a áreas rurais, o vírus agora está se espalhando para outras regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, conforme mostra uma pesquisa, que relatou que a doença está presente no RIo de Janeiro desde 2015.

A transmissão do Mayaro é semelhante à da febre amarela: um mosquito infectado pica um humano ou macaco, que se tornam hospedeiros, facilitando a disseminação. O Haemagogus, vetor principal, é encontrado em áreas arborizadas. No entanto, o Aedes aegypti e o pernilongo comum também podem transmitir o vírus, aumentando a preocupação com a disseminação urbana.

Ao Diário Tocantinense, Franciely Campos, professora de enfermagem da Estácio Fapan, assim como a dengue e a chikungunya, o Myaro é conhecido como arboviroses e tem como modo de transmissão a picada dos mosquitos infectados. 

“Os sintomas das arboviroses são semelhantes, os principais são febres, dores de cabeças e nos olhos, dor no corpo, náusea e diarreia, mas há diferenças entre as doenças”, explicou a profissionou.

Os sintomas incluem febre, dores musculares, dores e inchaço nas articulações, manchas vermelhas no corpo e náuseas. Embora geralmente leves, podem ocorrer raras complicações graves, como problemas neurológicos e hemorragia.

O diagnóstico é complicado pela semelhança com febre amarela, dengue e chikungunya, necessitando exames laboratoriais específicos. O tratamento foca no controle dos sintomas, pois não há cura específica.

“Entre os fatores que contribuem com a disseminação do vírus Mayaro estão desmatamento, exploração ilegal dos recursos naturais, mudanças climáticas, aumento de temperaturas, chuvas irregulares, entrada do homem no ambiente natural do vetor transmissor. A dinâmica natural do mosquito tem sido modificada, essa situação poderá facilitar a introdução e o permanência do vírus Mayaro no ambiente urbano”, apontou.

Em Tocantins e Goiás, não há casos confirmados de Mayaro, mas a vigilância é intensa, com monitoramento constante e ações de controle vetorial.

“Um estudo recente detectou casos na zona urbana de Roraima, em pessoas que não adentraram a floresta. Essa situação traz um alerta para a possibilidade de disseminação pelo país e levanta a hipótese de possível transmissão do vírus Mayaro por mosquitos urbanos”, destacou.

 O Aedes aegypti, vetor da dengue e chikungunya, também pode transmitir o Mayaro, intensificando a necessidade de controle vetorial. A coexistência de múltiplas arboviroses dificulta o diagnóstico e sobrecarrega os sistemas de saúde.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img