Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Conheça o novo virus parecido com dengue e chikungunya que está preocupando especialistas de saúde em todo país

O vírus Mayaro é transmitido por diferentes tipos de mosquitos, como o Haemagogus, por exemplo, sendo descoberto em 1954, na Amazônia. Originalmente restrito a áreas rurais, o vírus agora está se espalhando para outras regiões do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, conforme mostra uma pesquisa, que relatou que a doença está presente no RIo de Janeiro desde 2015.

A transmissão do Mayaro é semelhante à da febre amarela: um mosquito infectado pica um humano ou macaco, que se tornam hospedeiros, facilitando a disseminação. O Haemagogus, vetor principal, é encontrado em áreas arborizadas. No entanto, o Aedes aegypti e o pernilongo comum também podem transmitir o vírus, aumentando a preocupação com a disseminação urbana.

Ao Diário Tocantinense, Franciely Campos, professora de enfermagem da Estácio Fapan, assim como a dengue e a chikungunya, o Myaro é conhecido como arboviroses e tem como modo de transmissão a picada dos mosquitos infectados. 

“Os sintomas das arboviroses são semelhantes, os principais são febres, dores de cabeças e nos olhos, dor no corpo, náusea e diarreia, mas há diferenças entre as doenças”, explicou a profissionou.

Os sintomas incluem febre, dores musculares, dores e inchaço nas articulações, manchas vermelhas no corpo e náuseas. Embora geralmente leves, podem ocorrer raras complicações graves, como problemas neurológicos e hemorragia.

O diagnóstico é complicado pela semelhança com febre amarela, dengue e chikungunya, necessitando exames laboratoriais específicos. O tratamento foca no controle dos sintomas, pois não há cura específica.

“Entre os fatores que contribuem com a disseminação do vírus Mayaro estão desmatamento, exploração ilegal dos recursos naturais, mudanças climáticas, aumento de temperaturas, chuvas irregulares, entrada do homem no ambiente natural do vetor transmissor. A dinâmica natural do mosquito tem sido modificada, essa situação poderá facilitar a introdução e o permanência do vírus Mayaro no ambiente urbano”, apontou.

Em Tocantins e Goiás, não há casos confirmados de Mayaro, mas a vigilância é intensa, com monitoramento constante e ações de controle vetorial.

“Um estudo recente detectou casos na zona urbana de Roraima, em pessoas que não adentraram a floresta. Essa situação traz um alerta para a possibilidade de disseminação pelo país e levanta a hipótese de possível transmissão do vírus Mayaro por mosquitos urbanos”, destacou.

 O Aedes aegypti, vetor da dengue e chikungunya, também pode transmitir o Mayaro, intensificando a necessidade de controle vetorial. A coexistência de múltiplas arboviroses dificulta o diagnóstico e sobrecarrega os sistemas de saúde.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

EXCLUSIVO | “Harry Potter do arrocha”: cantor baiano viraliza nas redes por semelhança com Daniel Radcliffe e transforma aparência em estratégia de sucesso

Com óculos redondos, cabelo desgrenhado e estilo despojado, Enzo PegadaX virou sensação no TikTok por lembrar o bruxo mais...

Streaming e cinema aquecem férias de julho com estreias aguardadas e sucesso de “F1 – O Filme”

Plataformas como Netflix, Disney+ e HBO Max apostam em sequências e blockbusters. Nos cinemas, F1 leva público às salas...

Ozempic e similares: canetas para emagrecer são seguras? E servem mesmo para aumento peniano?

specialistas alertam para o uso indevido de semaglutida e liraglutida, substâncias que viraram febre nas redes sociais, mas cujo...

Gaguim amplia agenda legislativa com foco em proteção social, sustentabilidade e direitos do consumidor

Deputado do Tocantins atua em comissões estratégicas da Câmara e acompanha propostas com impacto direto na vida de famílias...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Gaguim intensifica atuação legislativa com foco em justiça social, sustentabilidade e direitos do consumidor

Deputado tocantinense participa de comissões estratégicas e acompanha propostas que ampliam garantias sociais, ambientais e regulatórias O deputado federal Carlos...

Polícia Federal deflagra operação contra extração ilegal de ouro no sudeste do Tocantins

Ação ocorre no município de Almas e investiga rede criminosa ligada a crimes ambientais, usurpação de bens da União...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img