Mercado Financeiro: especialista explica as melhores opções para investir

Em um cenário econômico global dinâmico, o mercado financeiro mundial apresenta uma série de variações influenciadas por eventos geopolíticos e econômicos. Ao DT, Ricardo Borges R. de Freitas, Planejador Financeiro, Professor Universitário e Mestrando em Administração, compartilhou sua visão sobre as constantes mudanças deste setor.

Segundo ele, após um período de enfraquecimento devido à guerra na Ucrânia e à inflação elevada na Europa, o euro está se recuperando. A demanda pela moeda europeia aumentou em antecipação às Olimpíadas, que serão realizadas na França. Este evento esportivo global tem o potencial de desacelerar a inflação na região.

Nos Estados Unidos, o clima é de cautela entre os investidores, que aguardam novos dados sobre emprego e o setor agrícola. A previsão de aumento nas taxas de juros torna o mercado americano atraente para investidores estrangeiros, servindo também como uma ferramenta necessária de política monetária.

“Após perda de força perante o dólar pela guerra da Ucrânia e inflação elevada na Europa, o euro se reergue e vê demanda aumentar por Olimpíadas,” explicou.

“A maior economia do mundo tem previsão de aumento na taxa de juros, o que é atrativo para investidores estrangeiros e também uma forma de política monetária necessária,” completou, em relação aos Estados Unidos.

Quando questionado sobre a Bolsa de Xangai, o professor refletiu as complexidades da economia chinesa, enfrentando desafios como a crise no setor imobiliário e as repercussões da guerra da Ucrânia.

“É possível observar várias alterações na economia devido a fatores como: a guerra da Ucrânia, valor da produção de commodities do mercado internacional,” observou

Já sobre sobre as melhores opções de investimento, Ricardo enfatiza que “o melhor investimento sempre dependerá do perfil de cada pessoa.” Para investidores conservadores, o Tesouro Selic surge como uma opção segura, com rentabilidade atrelada à Selic, que mesmo com projeção de queda, permanece atraente.

“Para o investidor que tem um perfil moderado ou arrojado, o interessante é diversificar sua carteira com esses produtos mencionados anteriormente, com produtos de tenham maior rentabilidade como por exemplo; Fundos de Investimentos, Ações e investimentos de médio longo com prazo com indexador da inflação IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como o Tesouro IPCA+ e Tesouro Renda+", explicou.

Apesar disso, o analista também enfatizou que é sempre importante "evar em consideração o objetivo com o do investimento", com prazos e valores em mente.

Por fim, Ricardo Borges associou estas alterações fatores como a guerra da Ucrânia, valor da produção de commodities do mercado internacional, assim como elementos que contribuem para incertezas nas taxas de juros.

"Como por exemplo taxa de desemprego, a crise no setor imobiliário da China e fenômenos climático como o El Niño, essas situações contribuem para as dúvidas na economia global", concluiu.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.