Nesta segunda-feira (3), a Petrobras divulgou seu primeiro reajuste de preços desde que Magda Chambriard assumiu a presidência. A empresa anunciou uma redução de 7,6% no valor médio do querosene de aviação (QAV) vendido às distribuidoras, o que significa uma diminuição de aproximadamente R$ 0,31 por litro. O novo preço começou a valer no dia 1º de junho.
De acordo com o SBT News, o QAV produzido nas refinarias da Petrobras ou importado é comercializado apenas com as distribuidoras, que são responsáveis por levar e vender o combustível para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos.
Durante sua primeira coletiva de imprensa como presidente da Petrobras, Magda Chambriard destacou que a empresa continuará com a política de preços "abrasileirados". Essa estratégia visa manter os preços estáveis, evitando as flutuações do mercado internacional, e segue a linha adotada pelo seu antecessor, Jean Paul Prates.
Esse ajuste no preço do QAV é o primeiro sob a nova gestão. Até agora, não houve mudanças nos preços da gasolina e do diesel. Desde dezembro de 2022, o preço do QAV acumula uma redução de 26,7%, equivalente a R$ 1,35 por litro. Somente em 2024, a diminuição acumulada é de 8,8%.
A redução reflete a estratégia da Petrobras de manter intervalos mais longos entre os reajustes de preços, oferecendo valores competitivos aos clientes. No entanto, essa política também gerou discussões sobre o impacto nos lucros da empresa.
Magda Chambriard afirmou que não é justo para a sociedade brasileira que os preços dos combustíveis sejam influenciados pela volatilidade do mercado internacional. Ela ressaltou que a Petrobras continuará respeitando a lógica empresarial, atendendo aos interesses dos acionistas públicos e privados, e garantindo a estabilidade necessária para o mercado brasileiro.
Relacionado
Link para compartilhar: