O ex-vereador de Gurupi, Jonas Barros, defende que a Câmara Municipal, a partir da próxima legislatura tenha sua gestão modernizada, descentralizando a administração da casa com os demais membros da mesa diretora. Pré-candidato a vereador, ele diz que este sistema é usado em milhares de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional.
Atualmente, a Câmara Municipal de Gurupi é gerida totalmente pelo presidente, que comanda a agenda legislativa e as atividades administrativas, concentrando todo o poder sobre a casa.
“Entendo que já está passando da hora de mudarmos o regimento e dividir as responsabilidades com os outros membros da mesa diretora. Ao mesmo tempo em que democratiza com a divisão de poder e tarefas, isso confere mais controle e maior confiabilidade na gestão administrativa”, comenta o ex-vereador, recém filiado ao PRD.
Jonas, que já foi vereador, entende que só dando o exemplo é que a Câmara Municipal pode adquirir mais confiabilidade da população na hora de fazer o seu papel fundamental que é o de fiscalizar o desempenho e a atuação do Executivo, além de propor leis que regulamentem melhor o funcionamento da cidade e dê melhores condições de vida aos cidadãos.
“O Legislativo Municipal tem papel fundamental na vida do cidadão porque ele é a esfera de poder mais perto das pessoas. Então, quando alguma coisa não vai bem na cidade, o vereador é o primeiro procurado pelo povo e é ele que tem que cobrar do Executivo que ofereça com boa qualidade os serviços a que a população tem direito.”
Jonas, que é natural de Dueré, mas mora em Gurupi desde os cinco anos de idade, lembra também que as famílias são quem mais cobram os vereadores sobre as coisas que acontecem na cidade. “Se alguma escola deixa de funcionar ou se um cruzamento de duas ruas está tendo muitos acidentes, o primeiro a ser procurado é o vereador porque é ele que anda em cada bairro e conversa com as pessoas”, lembra.
Relacionado
Link para compartilhar: