A formação da chapa do prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), com vistas à sua reeleição tem sido uma complicação para os seus aliados, tendo em vista que ele não aceita os prováveis indicados para o posto de candidato a vice-prefeito.
O preferido de Wanderlei Barbosa, governador e presidente do Republicanos, seria Washington Aires, que há poucos dias pediu exoneração da presidência do Ruraltins, e reassumiu seu mandato na Câmara Municipal, integrando a base de apoio do prefeito. Mas Aires não estaria na lista de preferências de Kasarin para vice.
Kasarin já se manifestou em entrevistas querer evitar o que aconteceu em sua atual gestão, quando se desentendeu com o atual vice, Francisco Delmaires Nunes, o Francisco do Cacau (PSC), que agora é pré-candidato a prefeito, fazendo oposição ao atual chefe de Executivo colinense.
Diante de tanta resistência de Kasarin, o governador Wanderlei, que já teria dito que o partido é quem escolheria o vice, já teria recuado da intenção de colocar Washington Aires na presidência do Republicanos local de Colinas e que pode indicar o vereador Ricardo Parente para acalmar os ânimos do prefeito.
Preferência
Comenta-se em larga escala em Colinas que o vice sonhado de Kasarin seria o empresário Aloísio Rocha, filiado ao Republicanos no início deste ano. Rocha é dono da empresa que tem maior número de empregados em Colinas.
Oposição
Além de Francisco do Cacau, seu atual vice, o prefeito Kasarin poderá enfrentar Oliveirinha (PSD) como oposição. Coutinho aliado de Oliveirinha por sua vez criticou recentemente o atual prefeito por ter proposto em uma entrevista ao Portal Cleber Toledo que fosse o único candidato, dizendo que o atual gestor tem "grande soberba".
Coutinho também lembrou que Colinas, a exemplo de Palmas, há algum tempo não elege candidatos apoiados pelo Palácio Araguaia e lembrou de 2012, 2016 e 2020. "O apoio do governador é importante, mas nem sempre ganha a eleição", afirmou também ao portal Cleber Toledo.
A pré-candidatura de Coutinho prefeito caiu e Olilveirinha e o substituito e ainda poderá ter apoios importantes como do ex-prefeito José Santana e de grande parte ou de todo o PT de Colinas.
Análise
Kasarin está confiante que não perderá a reeleição, mas esquece que política não se faz sozinho. Embora tenha o apoio do seu partido, na pessoa da presidente regional, senadora Professora Dorinha e do deputado Carlos Gaguim, dentre outros, talvez esteja adiando muito a definição da chapa e perdendo tempo precioso.
Como dizem os maiores marqueteiros e os políticos mais sensatos do mundo, não existe eleição ganha antes do dia. Já vimos muitas eleições, inclusive no Tocantins, serem viradas em uma semana e até em uma noite. Então, o candidato pode dormir eleito e acordar com o adversário comemorando.
Relacionado
Link para compartilhar: