Mercado Imobiliário do Tocantins acelera com alta valorização

O mercado imobiliário no Tocantins está em franco crescimento, refletindo a tendência nacional de alta nos aluguéis comerciais. Conforme levantamento do FipeZap+, os aluguéis de prédios comerciais no Brasil registraram uma valorização acumulada de 5,87%, o maior aumento anual desde 2013. A capital Palmas se destaca com projetos de luxo como o YVY Home na Orla 14, que integra áreas residenciais e comerciais.

A taxa básica de juros, Selic, iniciou 2023 em 10,75% ao ano, atingindo seu menor patamar em dois anos. A expectativa é que a Selic reduza para 9% até o final de 2024, tornando o crédito imobiliário mais acessível e impulsionando o consumo e investimento no setor. Esta redução tem sido decisiva para o aumento das vendas de imóveis no Tocantins.

Números

Entre janeiro e setembro de 2023, as vendas de novos imóveis no Tocantins cresceram 22,2% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme dados da ABRAINC-FIPE. Empresas como a Buriti Empreendimentos, que opera em 17 estados, reportaram um aumento de 27,7% nas vendas na região do Tocantins. A Buriti planeja lançar cerca de 1.200 terrenos nas cidades de Porangatu (Goiás) e Barreiras (Bahia), além de aproximadamente 15 mil novos terrenos em todo o Brasil.

Pablo Castelhano, presidente da Associação das Empresas de Loteamento do Estado de Tocantins (AELO-TO), afirmou que a compra de lotes é uma opção de investimento rentável, com propriedades imobiliárias apresentando uma valorização anual de 2% a 5%. “Investir em imóveis é uma decisão financeira sólida, com potencial de valorização constante,” destaca Castelhano ao Diário Tocantinense.

Setor de Construção Civil também cresce

O crescimento do mercado imobiliário no Tocantins também impulsionou o setor de construção civil, que gerou um saldo positivo de 673 vagas formais entre março e junho de 2023, representando um aumento de 33,3% em relação ao trimestre anterior. Nos primeiros seis meses de 2023, o setor contribuiu com 13,6% das vagas formais geradas no estado, um salto significativo em comparação com menos de 1% no mesmo período de 2022.

Uma tendência crescente no mercado imobiliário tocantinense são os imóveis compactos de luxo, que atendem ao estilo de vida de moradores de grandes cidades, incluindo casais sem filhos, estudantes e investidores. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) revelou que a valorização média dos imóveis no país foi de 50% nos últimos três anos, o que corresponde a 16,66% ao ano.

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.