Mais de 100 mil tocantinenses enfrentaram interrupções no fornecimento de energia elétrica devido a abalroamentos de postes durante o primeiro quadrimestre de 2024. Um total de 114 incidentes desse tipo afetaram 101.925 consumidores no estado, com interrupções que, em média, foram restabelecidas em cerca de 3 minutos, graças à modernização da rede e às manobras remotas realizadas pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Energisa Tocantins.
Apesar da redução de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou 160 casos, a frequência mensal média de mais de 25 mil interrupções destaca a persistência do problema. Em 2022, foram registradas 649 batidas de veículos em postes, afetando 214.399 clientes interrompidos, enquanto em 2023 foram 380 batidas e 176.074 clientes afetados.
O Coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa, Tony Franco, enfatiza a importância de dirigir com consciência e atenção no trânsito, especialmente durante as festas juninas, período em que muitos tocantinenses costumam comemorar fora de casa. Ele destaca que acidentes como esses podem afetar toda uma comunidade, com escolas, unidades de saúde e comércios sendo impactados.
Tony Franco também ressalta os cuidados em casos de abalroamento, destacando o alto risco de choque elétrico quem está dentro ou fora do veículo, especialmente se os cabos de energia forem rompidos. Em caso de acidente envolvendo um poste, a orientação é que os ocupantes permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora. Presenciar o acidente requer distância do veículo e o acionamento imediato do socorro.
Para garantir a segurança nesses casos, é fundamental acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330) em caso de acidente de trânsito com poste de energia elétrica. (Assessoria de Imprensa Energisa)
Relacionado
Link para compartilhar: