O presidente da FIETO, Roberto Pires, participou de um almoço receptivo para integrantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) na sede da FIETO em Palmas na segunda-feira, 08/07. A equipe, acompanhada por um pesquisador da Embrapa Cerrados, veio de Brasília para a "Oficina de Planejamento do Polo de Agricultura Irrigada" da Região Sudoeste do Tocantins, que ocorre em 09/07 em Lagoa da Confusão/TO. O vice-governador do estado, Laurez Moreira, também esteve presente.
A oficina conta com o apoio da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), presidida por Wagno Milhomem, conselheiro da FIETO e presidente do Conselho Temático da Agroindústria da instituição. A iniciativa visa promover a agricultura irrigada e o desenvolvimento regional por meio da integração dos setores privado e público, compondo a carteira de projetos.
A diretora do Departamento de Irrigação do MIDR, Larissa Oliveira Rêgo, ressaltou que a criação do Polo de Agricultura Irrigada em Lagoa da Confusão será o 13º do Brasil. Ela destacou que o Brasil irriga apenas 8% de seu potencial, com oito milhões de hectares de um total de 55 milhões de hectares possíveis. “Precisamos ter estratégias para alavancar a produção agrícola. Esse polo vem com o papel de integrar as três instâncias: federal, estadual e iniciativa privada”, declarou Rêgo.
Laurez Moreira destacou a importância de projetos que visam o desenvolvimento da agroindústria no Tocantins. “Projetos de irrigação contribuirão muito para o nosso Tocantins”, afirmou o vice-governador.
O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, incluindo Embrapa Cerrados, secretários do Governo do Estado, UFT, Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, Sebrae, Aproest, Academia Tocantinense do Agronegócio e deputados estaduais.
Relacionado
Link para compartilhar: