Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação próxima ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, na região sul de Palmas, na tarde desta segunda-feira (15). O fogo, que teve início por volta das 11h26, atingiu a cabeceira leste da pista da estação de voo.
Segundo o tenente coronel Alex Matos Fernandes, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), o incêndio ocorreu em uma área sensível e o horário tornou o combate mais complicado. O combate envolveu três equipes do Corpo de Bombeiros e durou mais de seis horas, desde o início até a extinção total das chamas. "Foi uma área significativa, mas mensurar exatamente só com as imagens de satélite", disse o tenente coronel.
Por volta das 18h33, o incêndio foi extinto. Segundo o tenente coronel, durante o combate, ventava muito e havia uma vegetação alta. As equipes trabalharam para apagar as chamas, resfriar as áreas atingidas e evitar que o fogo se alastrasse novamente, protegendo as áreas do aeroporto e da vegetação local. Após a extinção do fogo, as equipes permaneceram no local para monitorar a área e evitar o surgimento de novos focos.
A área atingida foi de 100 hectares, enquanto a área preservada foi de 300 hectares, em uma região rural.
Relacionado
Link para compartilhar: