Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Marcelo Lelis destaca ações ambientais e avanços na Secretaria de Meio Ambiente do Tocantins

Em uma entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense, Marcelo Lelis, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, compartilhou sua trajetória e discutiu os projetos em andamento na secretaria. Com uma carreira marcada pela preservação ambiental, Lelis trouxe à tona os desafios e conquistas que têm moldado suas ações no estado.

Lelis, que chegou ao Tocantins em 1992 para contribuir com o paisagismo de Palmas, rememorou seu papel na criação dos primeiros jardins e áreas verdes da cidade. “Trabalhei por 12 anos no paisagismo de Palmas, plantando a primeira árvore e o primeiro metro de grama”, afirmou. Após seu trabalho inicial no paisagismo, Lelis mergulhou na política, atuando como vereador e deputado, além de concorrer à prefeitura da capital.

Depois de um período na iniciativa privada, onde desenvolveu empreendimentos como a pousada Aldeia da Serra em Taquaruçu, Lelis foi convidado pelo Governador Wanderlei Barbosa para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Estou muito satisfeito aqui, fazendo um trabalho em prol da conservação ambiental no nosso estado”, declarou.

O secretário destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, especialmente com o agronegócio, que representa 31,5% do PIB do Tocantins. “O que o governador Wanderlei Barbosa quer é que no Tocantins aconteça o desenvolvimento sustentável, com produção e preservação ambiental caminhando juntos”, explicou Lelis.

Um dos projetos de maior destaque mencionados por Lelis é o programa de créditos de carbono, no qual o Tocantins se tornou o primeiro estado do planeta a comercializar seus créditos. “Os recursos já começaram a chegar no estado e estão promovendo mudanças significativas na política ambiental”, disse. A venda dos créditos para uma empresa suíça gerará recursos que serão distribuídos entre comunidades indígenas, agricultores familiares, extrativistas e o agronegócio, além de fortalecer a estrutura tecnológica do governo para a conservação ambiental.

Na área de recursos hídricos, Lelis ressaltou os esforços na recuperação de nascentes e áreas degradadas. “Este ano, recuperaremos 200 hectares de nascentes através do projeto Plantando Água”, afirmou. Ele também mencionou a atuação dos seis comitês de bacia do estado, que representam a secretaria em 106 municípios.

Lelis compartilhou dados positivos sobre a redução do desmatamento no Tocantins. “Nos últimos três meses, reduzimos em 15% o desmatamento no estado, e no último mês de junho, houve uma redução de 31,56% em comparação com junho do ano passado”, informou. Essa diminuição é resultado dos esforços contínuos no combate ao desmatamento ilegal, um eixo central da secretaria.

Os programas de educação ambiental também estão em plena atividade, segundo o secretário. Iniciativas como o projeto Foco no Fogo, Praia Consciente e Sementinhas do Cerrado visam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Lelis destacou ainda o sistema de monitoramento da qualidade e nível das águas do Tocantins, que conta com 60 estações espalhadas pelo estado. “Estamos monitorando o tempo todo para implementar políticas de prevenção onde são necessárias”, explicou.

Por fim, abordou a questão da limpeza das praias, ressaltando que a coleta de resíduos é uma responsabilidade municipal. No entanto, o estado apoia essa ação através do projeto Praia Consciente, que promove a educação ambiental entre os frequentadores das praias do Tocantins.

Em suas considerações finais, Lelis enfatizou a importância de cada cidadão fazer sua parte na preservação das belezas naturais do estado. “Usar nossas praias e atrativos de maneira consciente é fundamental para manter a sustentabilidade ambiental”, concluiu.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img