No primeiro semestre de 2024, a BRK, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em Palmas e em outros 45 municípios do Tocantins, realizou a limpeza e lavagem preventiva de 97.699 metros de redes coletoras de esgoto na cidade. Essas ações são executadas periodicamente para prevenir entupimentos e assegurar o correto funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
De acordo com a coordenadora de operação da BRK, Márcia Araújo, as limpezas e lavagens têm como objetivo reduzir a probabilidade de obstruções nas redes de esgoto, que podem causar prejuízos à população e ao meio ambiente.
“Essas limpezas e lavagens reduzem a probabilidade de obstruções nas redes de esgotos, que podem gerar prejuízos à população e ao meio ambiente. Por isso, realizamos o procedimento periodicamente, pois ele não apenas evita futuras obstruções, mas também garante a operação contínua e eficiente do sistema de coleta”, explicou.
Durante as atividades de limpeza, é comum encontrar resíduos sólidos e de cozinha nas tubulações. Márcia Araújo destacou que o descarte inadequado de materiais, como sacos plásticos, cotonetes, cabelos, fraldas e resíduos de cozinha, é um problema recorrente.
“No trabalho preventivo, buscamos remover das tubulações objetos descartados de forma inadequada, que podem causar entupimentos”, afirmou. Esses materiais podem impactar negativamente o processo de tratamento de esgoto e provocar obstruções nas tubulações, resultando em possíveis retornos de efluentes para os domicílios. (Assessoria de Imprensa BRK)
Relacionado
Link para compartilhar: