Um motociclista foi vítima de violência policial, durante uma abordagem realizada na última sexta-feira (19), em um posto de gasolina de Palmas. Em um vídeo, publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que um dos policiais decide aprender a motocicleta simplesmente por ouvir o barulho da aceleração.
“Pode guinchar. Eu tô mandando, quem manda aqui sou eu, […]. Desconfia. Vai guinchar esse […] aqui. Tu cala a boca, moleque, que eu te meto a mão na cara. Folgado”, diz o militar. Indignado, o jovem e sua companheira explicam que o veículo era original e o som não havia sido adulterado. Mesmo assim, um dos policiais o chama de “otário” e diz que realizará a apreensão, mesmo assim porque “quem manda” é ele.
Segundo a Polícia Militar, o condutor era habilitado, mas a moto estava em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
Logo, ao ser informado que o veículo seria apreendido, o condutor passou a tratar um dos militares “com desprezo”. Devido a isso, ele recebeu uma notificação de trânsito e a moto foi apreendida, mas foi liberado. Apesar das alegações, nos registros não é possível ver o motociclista desrespeitando os militares.
Em nota, divulgada no G1 Tocantins, a PM relatou que o condutor não regularizou a situação no local da abordagem e por isso houve a autuação.
Quando questionada sobre a violência policial, o órgão disse que as imagens serão avaliadas por procedimento administrativo interno para analisar a conduta da equipe policial.
Confira a nota na íntegra:
Referente ao questionamento da imprensa sobre uma abordagem policial registrada na noite da última sexta-feira, 19, na quadra 105 Norte na cidade de Palmas, na qual policiais militares de serviço no 1° Batalhão de Polícia Militar realizavam abordagem a um motociclista no pátio de um posto de combustível. O condutor habilitado conduzia uma motocicleta em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, porém quando o condutor foi informado por um dos militares que seria confeccionada notificação de trânsito devido ao fato do escapamento da motocicleta está em desacordo com a legislação de trânsito e que a motocicleta seria apreendida e conduzida ao pátio do Detran, o condutor passou a tratar verbalmente com desprezo um dos militares.
A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio do Detran, haja vista que o condutor não regularizou a situação no local da abordagem, bem como foi confeccionada notificação de trânsito com base no art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante). Já o condutor da motocicleta foi liberado no local.
A Polícia Militar informa que, com base nas imagens, realizará procedimento administrativo interno para avaliar a conduta do policial militar que foi destratado se ele se excedeu no tratamento para com o condutor da motocicleta.
Na oportunidade, a Polícia Militar do Tocantins reforça à sociedade seu compromisso com a lei, a ordem e a ética, destacando ainda que não coaduna com qualquer desvio de conduta, ilegalidade ou ação não compatível com seu Procedimento Operacional Padrão – POP.
Relacionado
Link para compartilhar: