Nessa útilma sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a conta de luz terá bandeira verde a partir de agosto. Isso significa que não haverá acréscimo na tarifa. A decisão foi tomada porque as condições para gerar energia elétrica no país estão favoráveis. A bandeira verde já tinha sido usada por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.
Em junho, a ANEEL colocou a bandeira amarela, o que aumentou a conta de luz em R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, devido à previsão de menos chuvas, principalmente pelo período chuvoso na Região Sul para a alteração na tarifa de agosto.
Entenda a cobrança:
– Bandeira verde: Não há acréscimo na tarifa.
– Bandeira amarela: Pequeno acréscimo na conta devido a condições menos favoráveis para gerar energia.
– Bandeira vermelha (Patamares 1 e 2): Acréscimos maiores na conta por causa dos altos custos de geração de energia. O patamar 1 tem um custo alto, e o patamar 2, um custo ainda maior.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para informar os consumidores sobre os custos de geração de energia no Brasil. O cálculo leva em conta o preço da energia e o risco de falta de chuvas.
Relacionado
Link para compartilhar: