Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 18, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 18, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Brasil, Colômbia e México divulgam nota conjunta pedindo divulgação de atas na Venezuela

Os governos do Brasil, Colômbia e México emitiram um comunicado conjunto para “parabenizar e expressar apoio ao povo venezuelano”, que compareceu em massa às urnas no dia 28 de julho para decidir o futuro de seu país.

Os líderes dos três países destacaram a importância do processo eleitoral e acompanharam de perto a contagem dos votos. Eles pediram às autoridades eleitorais da Venezuela que “prossigam rapidamente com a divulgação pública dos resultados detalhados por cada mesa de votação”, garantindo transparência e confiança no processo.

Reconhecendo a possibilidade de disputas, os governos do Brasil, Colômbia e México enfatizaram que “qualquer disputa sobre o processo eleitoral deve ser resolvida por meios institucionais”. O comunicado ressaltou a importância do princípio da soberania popular, que “deve ser respeitado por meio da verificação imparcial dos resultados eleitorais”.

Em um apelo aos atores políticos e sociais, os governos pediram “máxima cautela e moderação em suas manifestações públicas”, com o objetivo de "evitar qualquer aumento da violência". "Manter a paz social e proteger vidas humanas" foram identificados como prioridades fundamentais neste momento crítico.

Os três governos reiteraram seu "absoluto respeito pela vontade do povo venezuelano" e reafirmaram sua disposição para "apoiar esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem a população da Venezuela".

Eles expressaram esperança de que "este processo eleitoral seja uma oportunidade para consolidar a democracia e a paz no país", reafirmando seu compromisso com a estabilidade e o progresso da região.

Confira a nota na íntegra:

"Os governos do Brasil, Colômbia e México felicitamos e expressamos nossa solidariedade com o povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro.

Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.

As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.

Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos.

Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento.

Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano."

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Ranking das Músicas Religiosas Mais Ouvidas no Brasil em 2025: Destaques do Gospel e da Música Católica

Em 2025, o cenário musical religioso no Brasil continua a demonstrar sua força e diversidade, com artistas do gospel...

Inteligência Artificial e DNA Antigo Transformam a Paleontologia em 2025

A paleontologia vive uma revolução em 2025, impulsionada por avanços na inteligência artificial (IA) e na análise de DNA...

Cenário Político Global em 2025: Conflitos, Eleições e Acordos Internacionais

O ano de 2025 tem sido marcado por intensas movimentações políticas globais, incluindo conflitos armados, processos eleitorais significativos e...

“Pautas-bomba” no Congresso acendem alerta sobre risco fiscal e comprometimento de investimentos públicos

Projetos que elevam gastos obrigatórios sem indicar fonte de receita preocupam especialistas e pressionam o equilíbrio das contas públicas O...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Big Jow assume presidência da ATM e defende união entre prefeitos e sensibilidade dos órgãos de controle

Gestor de Cristalândia foi empossado em cerimônia prestigiada por autoridades estaduais e federais; Diogo Borges deixa o cargo e...

Controladoria Jurídica: a revolução silenciosa que está transformando a advocacia no Brasil

Área mostra como a gestão estratégica de processos pode garantir segurança, eficiência e produtividade aos escritórios de advocacia  Pouco conhecida...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img