Por volta das 4 da tarde desta sexta-feira, 2, os apoiadores e candidatos a vereador começaram a se aglomerar em frente à Assembleia Legislativa, onde no auditório acontecia a fase burocrática das convenções dos partidos que formam a chapa que tem como cabeças a deputada estadual, empresária, professora e advogada Janad Valcari (PL) como candidata a prefeita e o jovem vereador, estudante de medicina veterinária, Pedro Cardoso.
Na estrutura externa, com um grande palco, duas arquibancadas e milhares de cadeiras, a festa aconteceu com os apoiadores tomando seus lugares com bandeiras, camisetas dos partidos e vários outros instrumentos que continham a cara e o jeito de cada candidato. Por volta das 17:30 os candidatos a vereador já falavam e davam o recado aos apoiadores, uns com mais e outros com mentos. Uns mais emocionados, outros menos, mas o importante era levantar a plateia.
Segundo informações preliminares a chapa contará com os partidos: PL, Progressistas (PP), União Brasil (UB), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Solidariedade (SD), AVANTE, Partido Renovação Democrática (PRD), Republicanos e Partido Democrático Trabalhista (PDT). Além disso, serão mais de 200 candidatos a uma das 21 vagas na Câmara Municipal.
Bastidores
Uma das principais dúvidas até ontem era a confirmação do apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que o Diário Tocantinense antecipou na última terça-feira, 30, quando foi confirmada a participação do vereador Pedro Cardoso (Republicanos) como vice-prefeito na chapa.
Segundo uma fonte do partido Republicanos, o martelo foi batido na terça-feira, quando a então pré-candidata Janad aceitou a composição com o Republicanos, com a indicação de Pedro Cardoso por um grupo de deputados, o que teria sido fator preponderante para selar o apoio de Wanderlei Barbosa.
Discursos
Janad apresentou a família e lembrou que, pequena, era atendida nos postinhos e que em determinado momento da vida pensava que não seria bem sucedida. Depois de agradecer à mãe e aos familiares, revelou que após ser empresária, professora, advogada, seu sonho é ser prefeita de Palmas.
“Eu moro em Palmas desde os 8 anos. Eu usei o postinho, eu precisei do remédio público, morei em uma casa popular, comi da merenda escolar, eu conheço Palmas na palma da minha mão. Eu sei a realidade, eu sei a dificuldade. E dessa dificuldade eu vou transformar em oportunidades.”
Pedro Cardoso fez um discurso contundente e disse que não será “um vice apenas no papel”, mas que vai ajudar a Prefeita “transformar Palmas”.
O governador Wanderlei Barbosa observou que não tinha dúvidas e que perguntado sobre a demora em anunciar apoio, disse que “tudo tem que ser na hora certa e essa é sua hora Janad, vamos juntos percorrer Palmas”.
Relacionado
Link para compartilhar: