Na última sexta-feira, 2 de agosto, o III Seminário Internacional Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) foi concluído em Brasília (DF). O Tocantins esteve representado por Kaká Nogueira, coordenador-geral do Comitê de Cultura do estado. O evento, que teve como tema “Parcerias Transformadoras para um Mundo Justo e Sustentável”, marcou a retomada da iniciativa após 10 anos.
Durante o seminário, Kaká Nogueira apresentou uma palestra sobre a importância das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) como articuladoras de políticas públicas na região Norte. O painel, que reuniu artistas, produtores culturais e gestores de OSCs renomadas como o WWF Brasil, destacou a contribuição dessas organizações para a execução de políticas públicas em áreas como assistência social, educação, saúde, esporte e cultura.
Nogueira, que também preside a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), destacou que a participação no evento foi significativa para redefinir e revitalizar o diálogo sobre parcerias entre OSCs e a administração pública. Ele mencionou a “efervescência de atividades” que proporcionou uma compreensão mais ampla sobre questões regulatórias e operacionais enfrentadas pelas OSCs e pela administração pública, resultando em recomendações práticas para fortalecer a legislação e práticas existentes.
O seminário contou com mesas e painéis de discussão, oficinas práticas, stands de parceiros, oportunidades de networking e apresentações de estudos sobre temas específicos. O evento teve como objetivo retomar e fortalecer as discussões sobre parcerias entre o governo e as OSCs, aproveitando o espaço global do G20 Social para tratar de questões econômicas, políticas e sociais.
O Comitê de Cultura no Tocantins, coordenado pela Fetac e presidido por Kaká Nogueira, é reconhecido por sua atuação destacada e ficará responsável por ações coordenadas por 24 meses. O Comitê, que inclui a colaboração da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), foi classificado em 1º lugar na seleção realizada em 2023 pelo Ministério da Cultura (MinC).
Relacionado
Link para compartilhar: