O registro das atas convencionais de Colinas do Tocantins, foi a maior prosopopeia (trata-se de um processo de animação dos personagens) que trouxe à tona uma série de controvérsias, nomes que seriam vices não eram mais e que retornaram ao posto após anuência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Eleição atípica em Colinas do Tocantins e parece que muitas águas ainda vão passar por debaixo da ponte.
Casos que mais chamaram atenção em grupos de Whatsapp e no boca a boca foi a tentativa de convergência entre o grupo do PRD que ensaiou uma aliança com o PSB, porém infrutífera que foi preciso refazer a ata que já foi aprovada e consolidada a candidatura da vice da ex-prefeita Maria Helena, formando uma chapa entre o vereador Marcão na cabeça de chapa, sendo agora uma aliança pura chapa e que conta com o apoio do senador Eduardo Gomes, os deputados federais Vicentinho Junior, Lázaro Botelho e dos deputados Jair Farias e do pai da criança Eduardo do Dertins, o grupo já conta com a união dos partidos Progressistas, Partido Liberal e do Washington Ayres ex-presidente do Ruraltins que foi preterido por Kasarin e que faz parte do partido Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa. O grupo mostra forte e agora convergido com o apoio do ex-candidato a prefeito Gilmar Carneiro, ex-vice prefeito Aurelino Pires e do ex-prefeito Adriano Rabelo. O grupo também tem grande chance de chegar na reta final com chance de vencer, o que precisar é estarem unidos até o fim e buscar mais apoios.
Outros grupos
No MDB, capitaneado no estado pelo deputado federal Alexandre Guimarães e na cidade pela candidata registrada em ata convencional, a ex-vice prefeita Raimundinha Almeida que é cabeça de chapa e tem como seu vice o pastor de uma igreja, Evandro Passarinho. O partido conta com o apoio de Guimarães e do deputado estadual Olyntho Neto. Ouve-se nos bastidores que ouve uma tentativa de mudança na vice, porém ainda sem êxito, mais vale ressaltar que Evandro Passarinho tem trabalho prestado na comunidade eclesiástica e também social e pode contar com membros de parte da igreja e também de populares que pode fazer com que Raimundinha possa ter uma ótima colocação nas eleições desse ano, também com chance de vitórias nas urnas eleitorais.
O PSB de Roni Farias com a saída do grupo de Marcão do PRD, vai mesmo peitar as eleições com o grupo e acredita-se com o apoio do deputado Luciano Oliveira. O que resta é saber quem será o seu vice.
O partido dos Trabalhadores liberou o seu grupo para apoiar quem queira, porém só foi fechado em ata que só serão candidatos a vereadores nessas eleições. Segundo fontes do Diário Tocantinense, a legenda preferiu seguir assim por não ter um candidato com chances de pleitear uma vaga majoritária. Pela primeira vez o PT não tem uma candidatura a prefeito ou a vice na cidade que foi e é o seu berço eleitoral no Tocantins.
Existe nas eleições ainda muitas incongruências (contradições) nas eleições, porém vale lembrar que a politica e arte de separar o que estava junto no passado e aproximar quem estava longe.
Chapas formadas
Segundo o Sistema de Divulgação do Tribunal Superior eleitoral o “Divulga Cand 2024´ só existem até o momento o registro de duas candidaturas, o do atual prefeito e candidato à reeleição doutor Kasarin com o seu vice o ex-secretário municipal de esportes, Zé Nagru, na sua composição está o União Brasil, o seu partido Republicanos, PDT e o do candidato Olveirinha Andrade do PSD com seu vice Jeff Gomez o candidato a vice mais jovem do Tocantins. Oliveirinha conta com os partidos Cidadania e PSDB. Ele registrou o total de R$ 659.163,20 em bens, já Kasarin 1.708.174,82.
Alianças ainda estão sendo montadas no último segundo tempo e podem até ainda terem muitas mudanças. O que resta é aguardar!
Relacionado
Link para compartilhar: