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O que está por trás da falta de crescimento da aviação no Brasil?

No início, a aviação comercial no Brasil era focada em voos regionais, com empresas como a Varig e a Cruzeiro do Sul operando apenas dentro dos estados. Foi na década de 1940 que o setor cresceu bastante, com novas rotas entre estados e a compra de aviões militares a preços baixos.

Hoje, a aviação comercial brasileira é bem desenvolvida e transporta milhões de pessoas para grandes cidades e destinos internacionais. No entanto, a aviação regional, que já foi forte, acabou ficando para trás, especialmente depois do fim do Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional (Sitar) e a desregulamentação do setor nos anos 1990.

João Marcos Coelho, um especialista com mais de 36 anos de experiência, explica que a falta de infraestrutura adequada nos aeroportos regionais e a baixa concorrência são os principais problemas. No Norte e Nordeste, há algumas operações, mas no Centro-Oeste quase não há voos regionais, e no Sul e Sudeste, há apenas duas empresas com poucas rotas.

Além disso, a aviação regional poderia ajudar a melhorar a logística aérea no Brasil. A maior parte das cargas é transportada em voos regulares, e as empresas que transportam apenas carga usam aeronaves menores, que são mais adequadas para aeroportos regionais.

Um estudo da Anac mostra que, apesar do Brasil ter o 5º maior espaço aéreo do mundo, a aviação representa apenas 18% das operações de transporte, e apenas cerca de 130 dos 5.500 municípios brasileiros têm voos comerciais. Mas o país tem um grande potencial para crescer na aviação regional devido ao seu tamanho e população.

Recentemente, houve avanços para melhorar a aviação regional. A concessão dos grandes aeroportos à iniciativa privada criou novas oportunidades para melhorar a infraestrutura dos aeroportos regionais. Além disso, órgãos públicos e privados, como a Goinfra em Goiás, estão trabalhando para melhorar esses aeroportos.

O Antares Polo Aeronáutico, um novo aeroporto privado em Aparecida de Goiânia, é um exemplo desse progresso. Com uma pista de pouso grande e infraestrutura moderna, o aeroporto está sendo projetado para apoiar a aviação regional e empresas do setor.

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