Com o apoio do governador do estado, Wanderlei Barbosa, presidente estadual do Republicanos, Propício Franco é candidato à prefeitura de Pium pelo mesmo partido. Casado com Dona Inácia e pai de dois filhos, Maria Antônia e Henrique, Propício é agropecuarista e reside em uma fazenda no município. Ele é irmão do deputado estadual Nilton Franco, que exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito de Pium, sendo o primeiro reeleito na história da cidade.
Seus avós, Dico Franco e Rosinha Franco, chegaram ao município de Pium na década de 1950, e desde então a família tem se envolvido com a comunidade local. Propício deseja contribuir ainda mais para o desenvolvimento do munícipio.
Na eleição para a gestão 2025-2028, Propício Franco apresenta seu plano de governo sob a coligação “Para Cuidar da Nossa Gente,” tendo como vice-prefeito o Dr. Marcelo. O plano de governo de Propício inclui a valorização dos servidores públicos por meio da prática do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), e a busca de parceria com o Sicoob/Credipar para a realização da folha de pagamento dos servidores municipais.
Para a educação, Propício propõe a criação de diretorias de saúde, educação e infraestrutura no Café da Roça, a garantia de 40 horas semanais para professores concursados, e a viabilização de recursos para a construção e climatização de novas escolas. Também planeja a extensão da UNITINS para oferecer cursos superiores e preparatórios para o ENEM e vestibulares.
Na área de saúde, o plano inclui a oferta de especialidades médicas, a construção de um laboratório no Café da Roça, e a criação de programas de prevenção e atendimento contínuo na zona rural. A assistência aos povos indígenas também é contemplada com a construção de salas de aula e parcerias para melhorias na infraestrutura escolar.
No setor agrícola, o candidato pretende apoiar a agricultura familiar com a reabertura da feira livre, a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, e a oferta de implementos agrícolas e cursos técnicos. Ações para os povos indígenas incluem o incentivo à agricultura familiar e a criação de hortas comunitárias nas aldeias.
Propício Franco também planeja melhorias em infraestrutura e transporte, como a renovação de maquinários, a pavimentação de estradas, e a construção de casas populares. Na assistência social, estão previstas a criação de um SINE Municipal, a reestruturação do centro de convivência dos idosos, e a construção de casas populares e um posto para o Instituto de Identificação.
A proposta para juventude, cultura e esporte inclui a reforma de ginásios, a construção de centros culturais, e a realização de campeonatos esportivos. Em segurança, o plano é solicitar o aumento do efetivo militar e o retorno da Guarda Municipal com destacamentos em áreas específicas.
No setor de recursos hídricos, a revisão das questões contratuais com a empresa que gere a água de Pium e a perfuração de poços no setor Chão de Estrela estão previstas. Propício também pretende fomentar a geração de emprego e renda por meio do programa Moro Aqui, Compro Aqui e do incentivo a empresas que queiram se instalar no município.
Relacionado
Link para compartilhar: