Na última sexta-feira, 16, o governador Wanderlei Barbosa Castro nomeou Paulo Waikarnãse Xerente como o novo Secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais. A cerimônia de nomeação ocorreu no Palácio Araguaia, em Palmas, e foi formalizada em decreto assinado também por Deocleciano Gomes Filho, Secretário-Chefe da Casa Civil.
Paulo Waikarnãse, indígena do povo Xerente, nasceu na Aldeia Porteira, em Tocantínia, e é cacique da Aldeia Mraizase. Ele é graduado em Administração pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), possui mestrado em Ciência do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atualmente cursa doutorado na mesma instituição. Com uma extensa trajetória no serviço público, Paulo atuou como diretor escolar na área de educação indígena, chefe de Brigada de Incêndio na etnia Krahô pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), gerente executivo do Programa de Compensação Ambiental Xerente (Procambix) e técnico de enfermagem no Distrito Sanitário Indígena Tocantins (Dsei-TO).
A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), agora sob a liderança de Paulo Xerente, desenvolve políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento das culturas e direitos das comunidades indígenas e tradicionais do Tocantins. A pasta atua em áreas como saúde, educação, cultura, saneamento, habitação e agricultura, e busca soluções para conflitos sociais envolvendo essas comunidades. A nomeação de Paulo Waikarnãse reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização e o apoio às culturas tradicionais.
Relacionado
Link para compartilhar: