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Brasil entra no ranking global de turismo como 15º maior mercado

O Brasil entrou para o ranking dos maiores mercados de viagens do mundo e ocupa a 15ª posição em 2023, segundo o Global Travel Market Report 2024, da Phocuswright. Este é o primeiro ano em que o país figura na lista, superando a Escandinávia, que ocupou o 15º lugar em 2022. O México também se destacou na América Latina, ocupando o 11º lugar.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou que o Brasil espera receber 6,6 milhões de turistas estrangeiros até o final de 2024, representando um aumento de 11,8% em relação ao ano anterior. Em 2023, o país recebeu 5,9 milhões de visitantes internacionais, o que corresponde a um crescimento de 62,7% em relação a 2022. As despesas desses turistas atingiram R$ 34,5 bilhões, um aumento de 1,5% em comparação com o recorde de 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol.

Para o economista Antônio Ribeiro, os dados de 2023 mostram uma recuperação sólida do setor turístico no Brasil. Ele observa que “a entrada do país no ranking global é um sinal claro de que estamos atraindo mais turistas internacionais e melhorando nossa capacidade de recebê-los''.

Em nota divulgada pela imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou: “Em 2023, recebemos 5,9 milhões de estrangeiros, 62,7% a mais que em 2022. Já as despesas desse público atingiram o recorde de R$ 34,5 bilhões, 1,5% acima de 2014, quando sediamos a Copa do Mundo de Futebol. E os dados de 2024 também indicam um horizonte extremamente promissor''.

Os Estados Unidos continuam a liderar o mercado global de viagens, seguidos pela China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. Os Emirados Árabes Unidos arrecadaram US$ 44 bilhões (R$ 240 milhões) em 2023, representando mais da metade do mercado de viagens do Oriente Médio. A Rússia, que caiu cinco posições devido ao impacto da guerra com a Ucrânia, ficou em 14º lugar, com uma receita de US$ 27 bilhões (R$ 147 milhões), uma queda de 25% em comparação com 2019.

Antônio Ribeiro acrescenta: “O crescimento no número de turistas e nas receitas associadas demonstra que o Brasil está se consolidando como um destino relevante e atraente. O setor turístico brasileiro está no caminho certo para continuar crescendo e atraindo investimentos''.

Na Europa, cinco mercados se destacaram após a valorização do euro. A Espanha registrou um crescimento de 40% no mercado de viagens, seguida por Itália, Alemanha, Reino Unido e França.

 

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