No último sábado, 24, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, baseado em Natal, fez o resgate de dois tripulantes da embarcação "Bourdeaux", que estava a cerca de 80 milhas do litoral de Recife. Os pacientes estavam com problemas graves de saúde, incluindo infecção gastrointestinal, febre e suspeita de sepse.
A operação de resgate foi coordenada pela Força Aérea Brasileira após um pedido de ajuda do Centro de Coordenação de Salvamento de Recife. Um helicóptero partiu de Natal às 03h35, fez uma parada em Recife para abastecimento e seguiu para o local da embarcação. Os pacientes foram içados pelo helicóptero e levados de volta a Recife, onde chegaram às 07h20. Uma ambulância estava esperando para levar os pacientes a um hospital especializado.
A equipe de resgate era composta por dez militares, incluindo pilotos, mecânico, operadores de guincho, equipe de resgate, médico e enfermeiros. O Tenente Kaio Felipe Correia de Andrade, que coordenou a missão, afirmou que tudo foi feito conforme o planejado e a operação levou 32 minutos.
O Tenente Marcos Vinícius Faulhaber, do Centro de Coordenação de Salvamento de Recife, destacou a importância da coordenação eficiente para o sucesso do resgate. “O sucesso de uma operação de resgate depende da rapidez com que é planejada e executada”, disse ele.
Relacionado
Link para compartilhar: