Na última semana, o candidato a prefeito de Araguaína, Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, se reuniu com professores de educação física, atletas, estudantes universitários e pais de alunos para apresentar suas propostas para o esporte no município. Durante o encontro, realizado em seu comitê central, Jorge garantiu que, caso eleito, construirá um ginásio poliesportivo de grande porte no primeiro ano de seu mandato.
Segundo o candidato, o ginásio terá capacidade para cinco mil pessoas e atenderá às medidas oficiais para competições nacionais e internacionais. “Será marco do meu 1º ano de mandato um ginásio poliesportivo de grande porte, com capacidade para cinco mil pessoas. Vou fazer com que Araguaína seja conhecida no esporte”, afirmou. Ele também se comprometeu a criar programas de iniciação esportiva, leis para incentivar empresas a patrocinarem atletas e a reativação do Bolsa Atleta.
O professor de Educação Física Aldo Alves, que tem 40 anos de atuação, destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Nós aqui estamos assim, meio carentes, muito, e chegando esse local de esporte aqui na Araguaína, vai melhorar bastante. Principalmente as crianças têm sumido. Precisamos buscar mais professores e treinadores para que as crianças voltem ao esporte”.
Outras propostas de Jorge Frederico incluem a criação de um calendário esportivo para garantir eventos durante todo o ano, a formação do Conselho Municipal do Esporte, cursos de capacitação para professores de educação física e contratação de novos profissionais. Ele também defende a implementação de projetos para levar atletas de Araguaína para competições fora da cidade e a criação de leis que incentivem empresas a apoiarem os esportistas locais.
Jean Charles Pereira, diretor da Escola do Flamengo em Araguaína, ressaltou que a cidade enfrenta dificuldades na formação de novos atletas devido à falta de apoio da Prefeitura. “Nós encontramos muita dificuldade quando se fala em apoio, principalmente por parte do Município. Temos alguns atletas que estão hoje no Flamengo, mas o apoio veio do Estado”. Jean ainda enfatizou o potencial de Araguaína como celeiro de talentos esportivos, que, segundo ele, são desperdiçados pela ausência de um centro de formação adequado.
Relacionado
Link para compartilhar: