O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou um Anteprojeto de Lei à Assembleia Legislativa do Tocantins que visa a criação de uma campanha permanente de monitoramento digital de glicemia para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e 2. A proposta pretende seguir o modelo adotado no Distrito Federal, oferecendo aos pacientes de 4 a 17 anos o acesso a aparelhos de monitoramento contínuo da glicose pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mantoan argumenta que a implementação do sensor de glicose contínuo proporcionará uma melhoria significativa na qualidade de vida dos jovens diabéticos. "O monitoramento contínuo é menos invasivo e mais preciso, oferecendo aos pacientes maior liberdade e reduzindo a necessidade de perfurações com agulhas, além de diminuir o desconforto e os riscos associados a hipoglicemias severas e outras complicações", afirma o deputado.
O parlamentar, que também é responsável pelo programa Saúde Metropolitana, que destinou R$ 2 milhões para atender milhares de pessoas em 38 cidades do estado, defende a importância da assistência contínua para as famílias dos jovens diabéticos. "A aprovação desta proposta garantirá mais segurança e tranquilidade aos pais na gestão da glicemia de seus filhos, representando um avanço significativo para a saúde pública do Tocantins", conclui Mantoan.
Relacionado
Link para compartilhar: