Uma nova pesquisa do Sebrae sobre o empreendedorismo sênior revela que empresários com 60 anos ou mais têm uma renda 41% superior à dos empreendedores jovens. O estudo, que utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abrangeu o período de 4º trimestre de 2012 a 4º trimestre de 2023 e analisou pequenos negócios em todo o Brasil.
De acordo com a pesquisa, a renda média dos empreendedores seniores é de R$ 3.347, o que representa uma diferença de aproximadamente 4,3% em relação à média geral dos donos de negócios no país, que é de R$ 3.209. Atualmente, há mais de 4 milhões de empreendedores seniores no Brasil, correspondendo a 13,5% do total de empresários no país, que soma 29,8 milhões. Entre os demais, 69,4% são adultos e 16,5% jovens.
Além disso, o estudo indica um aumento de 42% no número de empreendedores seniores no período analisado, evidenciando o crescimento deste segmento no cenário empresarial brasileiro.
Relacionado
Link para compartilhar: