Os quatro candidatos à Prefeitura de Palmas nas eleições 2024 compareceram nesta terça-feira, 3, ao auditório do Senai/Cetec para a participação no Encontro Político de Propostas para a Indústria – Prefeituráveis. De acordo com os organizadores o evento, uma espécie de sabatina, teve como propósito ouvir e receber as propostas de seus planos de governo, especialmente aquelas direcionadas ao setor industrial.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL), Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (PSOL) foram recebidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, que fez a abertura do evento dissertando a respeito da expectativa do encontro de contribuir para a escolha do próximo gestor ou gestora da capital.
“Por meio de eventos como este, que acontecem há mais de dez anos, tanto no período das eleições municipais, como nas estaduais, a FIETO tem contribuído para que empresários e trabalhadores da indústria façam a melhor escolha”, destacou o Pires.
Dinâmica
Cada um dos candidatos respondeu a duas perguntas, tendo sido concedido um tempo de 5 minutos para cada resposta em 2 rodadas. Não houve pergunta entre os candidatos e nem comentários sobre temas fora dos propostos pela organização.
As perguntas abordaram temas como segurança pública, educação e tecnologia, capacitação profissional, geração de empregos e incentivos fiscais.
Propostas
Primeiro a falar, conforme a ordem definida em sorteio na hora do evento, Eduardo Siqueira destacou o papel da indústria e colocou como principal proposta para o setor a criação da Secretaria de Licenciamento, com objetivo de desburocratizar os processos para geração de empregos, em especial no setor da Construção Civil.
O candidato tucano Júnior Geo, por sua vez, teceu rasgados elogios à atual gestão e revelou que sua estratégia visa atingir um número maior de jovens com a profissionalização direcionada ao mercado de trabalho. Destacou ainda que pretende buscar no Sistema S as parcerias para proporcionar formação técnica para que o jovem conclua o ensino médio com preparo para o mundo profissional, embora ele considere que este seria o papel do Governo do Estado.
Terceira a falar, Janad Valcari (PL) apontou na necessidade de mais mão de obra qualificada e vê a solução em ampliar as oportunidades oferecidas pela Casa do Empreendedor. Também falou em parcerias com o Sistema S.
A última a responder e falar foi Lúcia Viana, que destacou a necessidade da cidade ser mais acolhedora e considera fundamental para o desenvolvimento industrial a realização de investimentos em dignidade, qualificação e qualidade de vida para os trabalhadores.
Carta
Ao final, o presidente Roberto Pires fez a entrega da Carta da Indústria a cada candidato. O documento registra as principais demandas do segmento industrial para Palmas em relação ao poder público municipal.
O Encontro Político de Propostas para a Indústria – Prefeituráveis – integra uma série de ações realizadas em anos eleitorais que contam com a parceria da Tv Jovem RecordTv Tocantins. Esta edição contou com a presença de conselheiros e diretores da FIETO, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoam, secretários, presidentes de associações, imprensa e trabalhadores da indústria.
Como parte de uma série de ações realizadas em ano eleitoral, a Fieto informou que divulgará nos dias 11/09 e 05/10 as pesquisas eleitorais para as chapas majoritárias nos municípios de Araguaína, Palmas e Gurupi.
Relacionado
Link para compartilhar: