Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Pesquisa Fieto mostra Janad com grande vantagem sobre Eduardo Siqueira e apresenta favoritismo para vencer as eleições

A segunda rodada da pesquisa Fieto/TV Jovem Record, realizada pelo instituto Ipespe mostra a candidata do PL, Janad Valcari, com 45% da preferência do eleitorado na amostra estimulada, contra 27% de Eduardo Siqueira (Podemos), 17% de Júnior Geo (PSDB) e 1% de Lúcia Viana (PSOL).

Já a amostra espontânea coloca Janad com 40%, Eduardo com 21%, Júnior Geo com 11% e Lúcia Viana com 1%. Porém, esta amostragem traz um dado diferente, que é o número de indecisos que continua alto, com 22%, sugerindo ainda possibilidade matemática de virada, apesar da tendência de subida da candidata do PL.

Na primeira pesquisa, realizada em agosto, o número de indecisos era de 38%, o que aponta que parte desses se dividiu entre os candidatos, mas com Janad ficando com a maior parte.

Estratégias

Enquanto os estrategistas da campanha de Janad buscam vender ao eleitor que ela ganhará no primeiro turno, tentando estimular o chamado “voto útil” com objetivo de liquidar a fatura no primeiro turno, os outros tentam exatamente o contrário.

Todo mundo está de olho em conquistar os eleitores indecisos, que ainda somam 22% na pesquisa espontânea contra uma diferença 19% entre Janad e Eduardo Siqueira na mesma amostragem.

Júnior Geo vai pagando um preço caro de ter demorado a entrar de fato na campanha e no corpo-a-corpo com o eleitor. A tendência de ficar no terceiro lugar está se consolidando, já que a campanha apresenta poucos fatos novos. Além disso, seu discurso apontando Janad como dona de escola foi incorporado pela campanha da candidata, anulando a negatividade deste fato.

A campanha de Eduardo Siqueira pode ganhar corpo já que a adesão de Carlos Amastha (PSB) foi anunciada um dia antes do início da pesquisa. Além disso, o anúncio de apoio de Raul Filho (PDT) e Derval de Paiva (MDB) foi concretizado somente no dia 9, quando a amostra já havia sido concluída. Então, somente numa próxima amostragem que estes apoios poderão ser verificados.

Metodologia

Pesquisa Quantitativa face a face realizada no município de Palmas -TO nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro de 2024. Foi extraída aleatoriamente uma amostra de 800 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Palmas -TO. 

Foram definidas cotas de sexo, idade e localidade; com controle de instrução. As entrevistas foram presenciais realizadas por equipe de pesquisadores com ampla experiência nesse tipo de abordagem. 

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

O valor pago pela Fieto para o instituto Ipespe, com recursos próprios, foi de R$ 42.454,55.

Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TO-03334/2024

Pesquisas e campanhas

As pesquisas são importantes instrumentos de campanha e servem para balizar as estratégias que vão sendo adotadas no decorrer da corrida eleitoral. Campanhas mais abastadas contam com as chamadas pesquisas qualitativas que são feitas para analisar o comportamento do eleitor no decorrer da divulgação da propaganda eleitoral, da TV, Rádio, ou mesmo materiais direcionados aos grupos de mensagens.

As qualitativas são as mais comuns de serem usadas e mais baratas em relação às qualitativas. Muitas campanhas também se utilizam de pesquisas por telefone, que são mais ágeis e podem ajudar também a avaliar o desempenho do material publicitário da campanha.

Por vários motivos é impossível cravar um resultado a partir de pesquisas quantitativas, já que qualquer pesquisa representa o sentimento do eleitorado naquele momento e mostram também a tendência de votos, que também pode mudar a qualquer momento conforme fatos que ocorram no processo da corrida eleitoral.

Continuam valendo as máximas: não existe eleição ganha e não existe eleição perdida; o “já ganhou” é irmão gêmeo do “já perdeu”. É por isso que os candidatos recorrem a profissionais e empresas especializadas para o trabalho da campanha eleitoral.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img