A segunda rodada da pesquisa Fieto/TV Jovem Record, realizada pelo instituto Ipespe mostra a candidata do PL, Janad Valcari, com 45% da preferência do eleitorado na amostra estimulada, contra 27% de Eduardo Siqueira (Podemos), 17% de Júnior Geo (PSDB) e 1% de Lúcia Viana (PSOL).
Já a amostra espontânea coloca Janad com 40%, Eduardo com 21%, Júnior Geo com 11% e Lúcia Viana com 1%. Porém, esta amostragem traz um dado diferente, que é o número de indecisos que continua alto, com 22%, sugerindo ainda possibilidade matemática de virada, apesar da tendência de subida da candidata do PL.
Na primeira pesquisa, realizada em agosto, o número de indecisos era de 38%, o que aponta que parte desses se dividiu entre os candidatos, mas com Janad ficando com a maior parte.
Estratégias
Enquanto os estrategistas da campanha de Janad buscam vender ao eleitor que ela ganhará no primeiro turno, tentando estimular o chamado “voto útil” com objetivo de liquidar a fatura no primeiro turno, os outros tentam exatamente o contrário.
Todo mundo está de olho em conquistar os eleitores indecisos, que ainda somam 22% na pesquisa espontânea contra uma diferença 19% entre Janad e Eduardo Siqueira na mesma amostragem.
Júnior Geo vai pagando um preço caro de ter demorado a entrar de fato na campanha e no corpo-a-corpo com o eleitor. A tendência de ficar no terceiro lugar está se consolidando, já que a campanha apresenta poucos fatos novos. Além disso, seu discurso apontando Janad como dona de escola foi incorporado pela campanha da candidata, anulando a negatividade deste fato.
A campanha de Eduardo Siqueira pode ganhar corpo já que a adesão de Carlos Amastha (PSB) foi anunciada um dia antes do início da pesquisa. Além disso, o anúncio de apoio de Raul Filho (PDT) e Derval de Paiva (MDB) foi concretizado somente no dia 9, quando a amostra já havia sido concluída. Então, somente numa próxima amostragem que estes apoios poderão ser verificados.
Metodologia
Pesquisa Quantitativa face a face realizada no município de Palmas -TO nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro de 2024. Foi extraída aleatoriamente uma amostra de 800 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Palmas -TO.
Foram definidas cotas de sexo, idade e localidade; com controle de instrução. As entrevistas foram presenciais realizadas por equipe de pesquisadores com ampla experiência nesse tipo de abordagem.
A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.
O valor pago pela Fieto para o instituto Ipespe, com recursos próprios, foi de R$ 42.454,55.
Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TO-03334/2024
Pesquisas e campanhas
As pesquisas são importantes instrumentos de campanha e servem para balizar as estratégias que vão sendo adotadas no decorrer da corrida eleitoral. Campanhas mais abastadas contam com as chamadas pesquisas qualitativas que são feitas para analisar o comportamento do eleitor no decorrer da divulgação da propaganda eleitoral, da TV, Rádio, ou mesmo materiais direcionados aos grupos de mensagens.
As qualitativas são as mais comuns de serem usadas e mais baratas em relação às qualitativas. Muitas campanhas também se utilizam de pesquisas por telefone, que são mais ágeis e podem ajudar também a avaliar o desempenho do material publicitário da campanha.
Por vários motivos é impossível cravar um resultado a partir de pesquisas quantitativas, já que qualquer pesquisa representa o sentimento do eleitorado naquele momento e mostram também a tendência de votos, que também pode mudar a qualquer momento conforme fatos que ocorram no processo da corrida eleitoral.
Continuam valendo as máximas: não existe eleição ganha e não existe eleição perdida; o “já ganhou” é irmão gêmeo do “já perdeu”. É por isso que os candidatos recorrem a profissionais e empresas especializadas para o trabalho da campanha eleitoral.
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