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Intenção de compra de carros cresce: 89% dos usuários da Webmotors planejam trocar de veículo até 2025, com alta na procura por híbridos e elétricos

Uma pesquisa realizada pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil, mostra que 89% dos usuários da plataforma têm a intenção de comprar ou trocar de carro até 2025. Entre esses, 63% planejam realizar a aquisição ainda no segundo semestre de 2024, segundo o relatório Webmotors Autoinsights enviado ao Diário Tocantinense.

O estudo, que ouviu cerca de 3 mil pessoas em todo o país, aponta que 84% dos entrevistados já possuem um automóvel, sendo que 26% adquiriram o veículo há menos de um ano e 17% compraram há dois anos. A pesquisa destaca ainda que 29% dos entrevistados são proprietários de um SUV, seguido por 24% com automóveis fabricados entre 2016 e 2019, 24% com veículos produzidos entre 2020 e 2023 e 22% com carros de 2012 a 2015.

Entre os principais motivos para a troca do automóvel estão o costume de renovar o veículo (42%), o envelhecimento do carro atual (29%), a busca por maior economia de combustível (15%) e o desejo por um modelo mais potente (15%).

No que diz respeito à forma de pagamento, 49% dos entrevistados pretendem optar pelo financiamento parcial, enquanto 72% dos que já possuem um automóvel planejam utilizá-lo como entrada para a compra de um novo veículo. A pesquisa também revelou que 18% dos respondentes desejam adquirir um carro zero quilômetro, 64% preferem veículos usados e 18% ainda estão indecisos.

42% dos entrevistados sonham em comprar um SUV

O levantamento também destaca as preferências dos usuários da Webmotors em relação ao próximo carro. Entre os que pretendem trocar de automóvel, 42% escolhem SUVs como a opção preferida, seguidos pelos sedãs (25%), hatches (18%), picapes (10%) e peruas (2%).

Em relação à motorização, a maioria dos entrevistados (66%) optaria por veículos com motor flex, mas há um crescimento significativo na intenção de compra de veículos eletrificados. A preferência por híbridos saltou de 6%, no segundo semestre de 2023, para 11% no mesmo período de 2024, enquanto o desejo por elétricos subiu de 1,6% para 8% no mesmo período.

Entre os motivos que impulsionam a compra de veículos híbridos ou elétricos, a economia de combustível é o principal fator de decisão para 75% dos entrevistados. Outros motivos incluem o interesse por novas tecnologias (34%) e a preocupação com o meio ambiente (29%). Além disso, 62% dos participantes disseram estar dispostos a pagar mais por esses modelos, mesmo com o preço mais elevado.

O carro como sonho de consumo

Para a CMO da Webmotors, Natália Spigai, o levantamento reflete que o carro ainda é um dos principais sonhos de consumo dos brasileiros. “A pesquisa mostra que a intenção de compra continua alta, tanto para o segundo semestre de 2024 quanto para 2025, reforçando a importância do carro para os consumidores no Brasil”, afirma.

O estudo revela uma mudança no perfil de compra dos consumidores da plataforma, especialmente com o crescimento da procura por veículos eletrificados, acompanhando uma tendência mundial de maior sustentabilidade e interesse por novas tecnologias no setor automotivo.

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