Janad anunciou também que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai acompanhá-la durante o debate na TV Anhanguera, na noite de sexta-feira, 25.
Sobre a nova secretaria, Janad contou que fez questão de conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, do Rio de Janeiro (RJ), que desenvolve, entre outros projetos, um programa de Educação Animal que visa conscientizar as crianças e os adolescentes quanto à importância de respeitar os animais. “Além disso”, explicou ela, “cuidar dos animais é questão de saúde pública. Se deu certo lá [no Rio], porque não dará aqui?”
Cultura
Na área da Cultura, Janad afirmou que sua gestão vai dar oportunidades aos artistas locais e regionais, que atualmente levam meses para receber do município por apresentações artísticas. Ela lembrou que muitos profissionais da área tiveram que vender seus equipamentos e instrumentos de trabalho durante a pandemia, e ainda não conseguiram se reerguer.
A liberal garantiu também que vai apoiar o Arraiá da Capital e os quadrilheiros locais, que se endividam todos os anos para conseguirem se apresentar no evento. “Vamos mudar isso, investindo nos nossos artistas, para que eles façam sucesso em nível nacional”, disse, destacando a falta de apoio do município para o cantor e compositor Genésio Tocantins, em tratamento em Brasília (DF), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em janeiro deste ano.
Inclusão/diversidade
Questionada sobre seus projetos para a inclusão social de mulheres, negros e outros públicos vulneráveis, Janad disse que fará uma gestão para todos. “Sendo eleita, serei a prefeita de todos. Vou utilizar os recursos da prefeitura para incluir as pessoas: mulheres negras, pobres terão prioridade nas vagas de creches, cursos profissionalizantes, linhas de crédito no Banco do Povo; as mães solos e mães atípicas terão prioridade em programas habitacionais; mulheres vítimas de violência terão aluguel social”, afirmou, acrescentando que sua mãe sofreu violência doméstica. “Mulher vota em mulher, por ela conhece a dor que a outra sente.”
Segurança
Janad deu bastante ênfase também à questão da Segurança Pública. Se eleita, vai convocar agentes da Guarda Metropolitana aprovados em curso público e a realizar novos concursos, a cada dois anos. Vai também construir três novas bases para eles e compartilhar as imagens das câmeras de vigilância do município com a Polícia Militar.
Casa do Autista
Janad criticou a falta de proposta do adversário, cujo vice disse durante o debate na TV Norte Tocantins (SBT) que autista já tem casa, e deve ser atendido por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Ela lembrou que seu Plano de Governo prevê a construção da Casa do Autista, como existe em Balneário Camboriú (SC), com um jardim sensorial e profissionais especializados, que fará de Palmas referência no atendimento a autistas e portadores de deficiência e síndromes, bem como apoio aos seus familiares.
Relacionado
Link para compartilhar: