Na última terça-feira (3), em Brasília, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia foi premiada com o ouro na 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024. A conquista ocorreu na categoria “Comunicação Coop” pelo programa “Donas do Negócio”, que promove empreendedorismo, empoderamento e qualificação de mulheres nos estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia.
Reconhecimento ao impacto social e sustentável
A cerimônia reuniu representantes de cooperativas de todo o país e destacou iniciativas inovadoras com forte impacto social e sustentável. Ao todo, 574 cooperativas participaram do evento, com 711 cases avaliados por um júri técnico. Representando a Sicredi União MS/TO, estiveram presentes Celso Ramos Régis, presidente; Jô Castro, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo; e Rodrigo Machado, gerente regional de Desenvolvimento.
Para Celso Ramos Régis, a conquista reflete o esforço da equipe e o compromisso com os associados e a comunidade. “Este reconhecimento reflete o trabalho incansável de toda a equipe e não é apenas um troféu, é a validação de que nossas ações estão conectando, engajando e fortalecendo nossos associados e a comunidade. Seguiremos firmes na missão de inovar e transformar vidas por meio do cooperativismo”, declarou.
O programa “Donas do Negócio”
Criado em parceria com a International Finance Corporation (IFC), o programa “Donas do Negócio” tem como objetivo apoiar micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, fornecendo suporte financeiro, técnico, social e emocional. Desde seu lançamento, mais de 3 mil mulheres foram beneficiadas, e R$ 2 milhões em negócios foram gerados por meio de feiras e eventos.
Além disso, o programa realizou 45 rodadas de negócios, 570 visitas a empresas e organizou seis feiras voltadas ao empreendedorismo feminino. “Este é um orgulho para nossa Cooperativa. Ter produtos e serviços que ajudam mulheres a alcançar novos patamares é motivo de muita emoção”, destacou Jô Castro.
O evento e o futuro do cooperativismo
A abertura da cerimônia foi realizada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que ressaltou a relevância do modelo cooperativista no cenário global. “O cooperativismo busca desenvolvimento econômico, sim, mas com prosperidade, sustentabilidade, inclusão e justiça social”, afirmou.
No total, 18 cases foram premiados com troféus ouro, prata e bronze em seis categorias. Uma novidade desta edição foi a criação da categoria “Imprensa”, que premiou 12 jornalistas em quatro subcategorias: Jornalismo Impresso/Digital, Radiojornalismo, Telejornalismo e Mídia Cooperativa.
Contato para informações
Interessados em saber mais sobre o programa ou realizar matérias sobre empreendedorismo feminino podem entrar em contato com Cecília pelo telefone (63) 98453-0762.
A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia segue como um exemplo de como o cooperativismo pode transformar vidas e fortalecer comunidades por meio de ações inovadoras e inclusivas.
Link para compartilhar: