26 de setembro é comemorado nacionalmente o Dia do Surdo

O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008.Esta data e importante para refletirmos sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e perguntar o que estamos fazendo para que os direitos deles sejam respeitados e de que forma estamos agindo para incluí-los na sociedade.

Em Colinas do Tocantins nós temos o CEMAEE, que é o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado aos cuidados da  diretora Ednilse de Castro ,o  centro atende com psicólogo, psicopedagogo ,fonoaudiólogo e professor de libras. O CEMAEE promove a inclusão das pessoas surdas e com deficiência auditiva com a escola e com a sociedade .A missão é que eles sejam inseridos no mercado de trabalho ,tenham acesso à informação e ao conhecimento. A pedagoga Clarice Borges atendeu a equipe de reportagem do Diário Tocantinense nos inteirou com estas informações. Clarice afirmou que sob lei um aluno surdo ou deficiente deve ser acompanhado por um intérprete que domine a linguagem de libras E em sala de aula e que isso tem aumentado a procura pelos cursos de libras .No CEMAEE o curso é oferecido aos alunos, professores e para família deles ,o que facilita a comunicação.

Mas pedagoga lembra que o fato da pessoa ser surda não impede a comunicação com pessoas falantes e ouvintes e que a pessoa surda nos ensina a comunicar com ela .

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.