Altamirando faz balanço da gestão e ressalta fortalecimento do potencial turístico de Taguatinga

Eleito prefeito de Taguatinga em 2017 por meio de eleição suplementar, após o ex-prefeito Paulo Roberto ter as suas contas rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o registro cassado, Altamirando Zequinha Gonçalves (PV), conhecido como Miranda, fez balanço da sua gestão à frente do município. Para ele, as dificuldades que foram enfrentadas logo no início, como dívidas de mais de R$ 30 milhões herdadas da gestão anterior, estão sendo superadas e Taguatinga está conseguindo ganhar fôlego se destacando, principalmente, em potencial turístico.

Em entrevista do DT, Miranda contou que logo que assumiu a gestão precisou ter pulso e coragem para arcar com dívidas herdadas de mais de R$ 30 milhões, como as de precatórios, e contornar situações como, à época, o assalto à agência do Banco do Brasil que deixou a cidade por 18 dias sem movimentação de contas bancárias.

“Logo que começamos a trabalhar, enfrentamos essa dificuldade que foi o assalto à agência do Banco do Brasil da cidade. Ficamos por 18 dias sem movimentação de contas bancárias. No entanto, a nossa maior dificuldade foi assumir as dívidas herdadas de gestões anteriores, entre várias outras que também foram aparecendo”, contou.

Segundo ele, até o ano de 2018 a prefeitura ainda não tinha o seu controle financeiro. “Se não tivéssemos herdado tantas dívidas, hoje Taguatinga estaria com uma nova cara. Porém, estamos conseguindo fazer investimentos menores, mas necessários para a nossa cidade. Hoje pagamos em dia todos os precatórios, negociamos as dívidas com a previdência e, finalmente, enquadramos o município na Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou.

Acervo

Uma curiosidade contada pelo prefeito Miranda é que Taguatinga não possuía acervo técnico com documentos das gestões anteriores. “Quando os gestores saíam, levavam os documentos da prefeitura, HD, como se fossem propriedade deles”, disse.

Segundo ele, atualmente a prefeitura já possui o seu acervo, com arquivos de todos os documentos. “Temos o nosso Portal da Transparência, que é um dos mais completos da região. Contratamos uma empresa especializada para formata-lo a fim dar à população, de forma bem clara, informações do que estamos fazendo”, frisou.

Turismo

De acordo com o prefeito, uma das suas grandes apostas está no turismo local. Ele contou que conseguiu fazer um contrato, junto ao Sebrae, para fazer o levantamento de todos os pontos turísticos de Taguatinga, além de todas as belezas naturais em nascentes e cachoeiras que o município possui.  “Incluímos Taguatinga no Progra ma das Serras gerais e hoje já estamos começando a colher os frutos disso”, disse.

Miranda ainda aposta na Praia Bela. “Quando fizemos essa praia, tivemos um público de quase três mil pessoas em dois finais de semana. No próximo ano iremos investir mais para que essa praia se torne referência no sudeste do Tocantins”, ressaltou.

As cavalhadas e o carnaval fora de época atraem muitos turistas para a cidade e fomenta a economia local.

Infraestrutura

Miranda também conseguiu levar serviços de infraestrutura para Taguatinga, como o total de 80 mil m² de pavimentação asfáltica para bairros, rede de esgoto sanitário, tratores para serem disponibilizados aos pequenos produtores e a revitalização de feira. “Estamos levando qualidade de vida para os moradores e dando, também, aos pequenos produtores, condições de trabalharem e gerarem renda”, ressaltou.

Educação

O prefeito ainda conquistou emendas para investir em escolas, no transporte escolar e em cursos superiores. A exemplo disso, está o intermédio com a deputada federal Dorinha Seabra (DEM) para levar os cursos superiores de Pedagogia e Tecnologia de Agronegócio para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) de Taguatinga e a trazer, recentemente, para o município, a Unopar. “Com isso, as pessoas não precisarão mais de deslocar para outros municípios para cursar um curso superior, pois terão oportunidades aqui mesmo em Taguatinga”, afirmou.

Saúde

Altamirando Zequinha também investiu em saúde. Está reformando o hospital, comprou novos equipamentos, adquiriu ambulâncias e uma van para o transporte de pessoal até a cidade de Barreiras (BA), para fazer hemodiálise, e está prestes a iniciar a construção de um posto de saúde no setor Buritizinho.

Política

No momento, o prefeito reforçou que está focado em manter a união e terminar de fazer todos os investimentos em Taguatinga. Ele frisou que existem bons nomes, em seu grupo político, porém não descartou a possibilidade de uma reeleição. “Se eu não for candidato, teremos uma pessoa à altura e que irá corresponder e dar continuidade ao bom trabalho que estamos desenvolvendo, com muita responsabilidade e respeito à população. Não podemos deixar que antigas práticas políticas venham, novamente, prejudicar a nossa cidade”, finalizou.  

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.