Brasil, Colômbia e México divulgam nota conjunta pedindo divulgação de atas na Venezuela

Os governos do Brasil, Colômbia e México emitiram um comunicado conjunto para “parabenizar e expressar apoio ao povo venezuelano”, que compareceu em massa às urnas no dia 28 de julho para decidir o futuro de seu país.

Os líderes dos três países destacaram a importância do processo eleitoral e acompanharam de perto a contagem dos votos. Eles pediram às autoridades eleitorais da Venezuela que “prossigam rapidamente com a divulgação pública dos resultados detalhados por cada mesa de votação”, garantindo transparência e confiança no processo.

Reconhecendo a possibilidade de disputas, os governos do Brasil, Colômbia e México enfatizaram que “qualquer disputa sobre o processo eleitoral deve ser resolvida por meios institucionais”. O comunicado ressaltou a importância do princípio da soberania popular, que “deve ser respeitado por meio da verificação imparcial dos resultados eleitorais”.

Em um apelo aos atores políticos e sociais, os governos pediram “máxima cautela e moderação em suas manifestações públicas”, com o objetivo de "evitar qualquer aumento da violência". "Manter a paz social e proteger vidas humanas" foram identificados como prioridades fundamentais neste momento crítico.

Os três governos reiteraram seu "absoluto respeito pela vontade do povo venezuelano" e reafirmaram sua disposição para "apoiar esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem a população da Venezuela".

Eles expressaram esperança de que "este processo eleitoral seja uma oportunidade para consolidar a democracia e a paz no país", reafirmando seu compromisso com a estabilidade e o progresso da região.

Confira a nota na íntegra:

"Os governos do Brasil, Colômbia e México felicitamos e expressamos nossa solidariedade com o povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro.

Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.

As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.

Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos.

Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento.

Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano."

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.