Célio Moura deixa disputa para prefeito em Araguaína e Silene Borges tem candidatura retirada pelo partido

O ex-deputado federal Célio Moura (PT) surpreendeu na última terça-feira, 13, dia do seu aniversário, ao anunciar que deixaria a candidatura a prefeito de Araguaína. De acordo com pessoas próximas a Moura, além da insatisfação com relação a recursos do fundo partidário para a campanha, soma-se o fato de sua esposa enfrentar problemas de saúde.

Já a apresentadora de TV Silene Borges (Rede), que era candidata a vice com Moura e tinha anunciado que assumiria a cabeça da chapa, informou em primeira mão para o Diário Tocantinense que o partido retirou sua candidatura alegando que não estava preparado para esta situação.

Atualização

O partido Rede Sustentabilidade emitiu nota nesta quarta-feira, 14, informando que a legenda não seguiria na disputa pela Prefeitura de Araguaína após a desistência de Célio Moura de concorrer ao Executivo municipal. 

Em entrevista ao Diário Tocantinense, o dirigente do Rede Sustentabilidade no Tocantins, Fábio Ribeiro, explicou que o partido não teria como alocar recursos para a campanha de Araguaína, tendo em vista que teria que enfrentar candidatos com grande poderio econômico e suporte de máquinas governamentais (Estado e Prefeitura).

“A Silene é uma grande pessoa e teria condições de enfrentar os candidatos em questão, mas precisaria de um suporte mínimo que o nosso partido não tem condições de oferecer neste momento”, enfatizou.

Ribeiro também revelou ter pedido desculpas à apresentadora Silene Borges por ela ter tomado conhecimento da decisão partidária através de um veículo de imprensa de Araguaína, já que recebeu a ligação do repórter logo na sequência de ter tomado a decisão juntamente com outros dirigentes nacionais do partido.

“Eu recebi a ligação do repórter logo depois que tomamos a decisão e informei a ele antes mesmo que pudesse avisar a Silene e ele publicou imediatamente, mas fizemos um pedido de desculpas à Silene, inclusive na nota que divulgamos”, explicou.

O dirigente do Rede também argumentou que mesmo com Célio Moura ainda candidato a situação estava difícil porque os recursos oferecidos pela Federação PT-PCdoB e PV também não seriam suficientes para uma campanha que pudesse ao menos dar um suporte de material, serviços e pessoal para “concorrer com os adversários poderosos”. Veja a íntegra da nota do Rede Sustentabilidade abaixo:

Nota à Imprensa – Rede Sustentabilidade

A Rede Sustentabilidade é um partido fruto de um movimento aberto, autônomo e suprapartidário que reúne brasileiros decididos a reinventar o futuro do país através da política viva, de ideias e de atitudes sustentáveis. Somos parte de uma grande parte das pessoas que não se acomodam e que não desistem do nosso país, dos nossos estados e nem dos nossos municípios. Somos sabedores de que os problemas no Brasil precisam de alternativas viáveis em contraponto aos extremos que vêm dominando o debate político no Brasil e também no estado do Tocantins.

Em Araguaína, indicamos a mãe, militante, empresária e jornalista Sirlene Borges para compor a chapa majoritária como vice-prefeita do advogado, pioneiro e ex-deputado federal Celio Moura, que postulava a prefeitura através da federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT ? PV e PCdoB. Entretanto, Celio Moura retirou serenamente a sua candidatura e facultou-nos a opção de assumirmos ou não a “cabeça de chapa”.

Diante da qualidade, do preparo e da coragem de Sirlene Borges, é evidente que vislumbramos uma série de possibilidades no primeiro momento, mas como pertencemos a uma agremiação cujas decisões são tomadas em ambiente coletivo, levamos a situação ao conhecimento da direção nacional, da qual faço parte, para que uma análise de viabilidade fosse feita pela maioria dos integrantes da REDE.

Esclarecemos que, após amplo debate, constatamos enorme dificuldade de alocação de recursos necessários para a campanha em função do pouco tempo, restando assim a impossibilidade de assumirmos a “cabeça de chapa”. Não temos compromisso com o erro, portanto enfrentamos essa realidade com a cabeça erguida e cientes de que esse recuo momentâneo servirá de impulso para um projeto que também tenha a cidade de Araguaína como foco principal.

Registramos ainda o nosso respeito ao bom senso e equilíbrio demonstrados pela nossa dirigente Sirlene Borges, pois mesmo sendo contrário à sua vontade pessoal e mesmo tendo tomado conhecimento dessa notícia através da imprensa, segue buscando a união e consenso junto aos integrantes da chapa proporcional da federação Brasil da Esperança.

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.