Conferência municipal discute respeito aos direitos da criança e do adolescente

O  pedido de respeito aos direitos de crianças e adolescentes e aos deveres das instituições encarregadas da defesa destes grupos marcaram a abertura da Conferência Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes, na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, em Palmas.

“Espero que as crianças sejam mais livres para brincar, que tenham mais segurança e liberdade”, disse a pequena Taylla Tatiana Alencar Mendes, 10 anos. Ela e Raíssa Moraes, 17 anos, participaram da abertura da conferência representando dezenas de crianças e adolescentes que estavam no auditório do parque. 

Raíssa disse que tem como sonho ter uma loja virtual de artigos dedicados ao empoderamento de mulheres negras. Atualmente ela trabalha como jovem empreendedora através de programa oferecido graças à parceria da Prefeitura de Palmas como a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). “Não é a primeira vez que participo de uma conferência e sei que isso tem grande importância. No meu caso eu quero que falem mais sobre como dar oportunidade ao primeiro emprego, porque para mim tem sido uma oportunidade única. Primeiro emprego é como o nosso primeiro professor, o que você aprende com ele não esquece mais. Aprendi muito a dar valor nas coisas que eu sei que me serão muito úteis no futuro”, contou a adolescente.

Sugestões e pedidos como os de Taylla e Raíssa serão discutidos na conferência ao longo de todo o dia no local, junto com representantes das entidades que integram a rede de proteção e defesa de direitos da criança e adolescente, e de onde serão eleitos 33 delegados que representarão Palmas em conferências estadual e nacional previstas para 2019. “É fundamental que todas as esferas participem em prol do fortalecimento da rede de proteção e defesa da criança e adolescente, especialmente, neste momento de discussão de temas como a redução da maioridade penal, de tantos casos de violência e preconceito”, reforçou o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Amilson Rodrigues Silva.

A programação continua ao longo do dia com debates em grupos de trabalho. A plenária para aprovação de propostas está prevista para 15h30 e a eleição de delegados às 17 horas. A conferência é aberta a instituições interessadas e toda comunidade.

 

 

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.