Dicas para ambientes: O clássico azul está de volta

Ela já foi considerada uma cor masculina e demodê. Por muito tempo, ficou restrita a ambientes empresariais e espaços voltados para homens. Na decoração, estava associada a à casa de vó, que abrigaram os eletrodomésticos de cor azul turquesa, que eram moda nas décadas de 60 e 70.  Mas agora, ela voltou com tudo e para todos os ambientes. Segundo a rede social Pinterest, as buscas por azul e seus derivados aumentam 139% a cada ano no mundo. No Brasil, foi registrado um aumento de 100% no número de ideias salvas na mesma rede social, que levam a cor em consideração, no últimos 12 meses.

Com várias nuances  a cor tem conquistado um espaço cada vez maior nos ambientes decorados e têm caído no gosto dos decoradores e da população. De acordo com a arquiteta Doriselma Mariotto, há pesquisas científicas que comprovam a influência das cores nas sensações que o ambiente transmite. A arquiteta explica que o azul é um tom associado ao elemento água e que, quando bem utilizado, causa um efeito tranquilizante e refrescante.

“O azul é calmante. As pesquisas apontam que ele atua diretamente no sistema nervoso central, desacelerando o metabolismo, diminuindo a circulação sanguínea e reduzindo o ritmo da respiração”, conta a arquiteta ao explicar que a cor  proporciona sensação de paz, bem estar de relaxamento nas pessoas. “Essas sensações tornam o ambiente mais aconchegante, principalmente em época de muito stress e de muita tensão como a nossa”, justifica. A arquiteta vai além e destaca que em regiões de clima quente e árido, como Goiás, a cor – quando bem aplicada – traz ao ambiente a sensação de frescor.

Doriselma enfatiza ainda que a forma como se usa o azul é fundamental para que o efeito tranquilizante não se transforme em uma sensação de frieza e de distanciamento. “É uma cor que, se usada em excesso,  poderá trazer sono, tristeza e angústia”, disse ao dar a dica de sempre combinar a cor com outras para evitar a monotonia.

Assinando os  decorados do residencial Horizonte Flamboyant,  que tem o azul como escolha preferencial na paleta de cores em homenagem ao cantor Roberto Carlos – sócio do empreendimento, que assume publicamente ser esta sua cor predileta – a arquiteta destaca que para decorar com a cor  é importante levantar quais as necessidades do ambiente. “A cor pode entrar em qualquer espaço desde uma pintura de parede até mobília ou objetos decorativos”, disse ao acrescentar que a principal regra é o bom senso.

Doriselma destaca que nos decorados do Horizonte Flamboyant, toda a paleta de azul foi utilizada na construção da decoração. “Não temos apenas um tom de azul, misturamos diversos tons com outros elementos e cores com o objetivo de conquistar um efeito de paz e serenidade”, revela. A arquiteta destaca ainda que nestes decorados o azul foi bastante usado com a cor branca e com aplicações de madeira, por que faz combinações sem pesar. “O azul é um cor democrática e que os diversos tons da paleta contrastam com o ambiente”, arremata. (Da Assessoria)

 

 

 

 

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.