Presidente da Agência de Fomento comete irregularidades e é afastado do cargo

 

Representantes do Governo do Tocantins defenderam o ato de intervenção da Agencia de Fomento eles   afirmaram que o Executivo procura corrigir falhas, evitar fraudes e garantir o uso correto do dinheiro público investido no órgão.

O titular da Controladoria do Gasto Público e Transparência (CGE), Senivan Almeida, explicou que receberam uma denúncia em 20 de julho deste ano, por intermédio da Ouvidoria Geral do Estado, que fica sob responsabilidade da CGE. Diante das informações obtidas, foi baixado  uma portaria no dia 23 do mesmo mês para efetivação de uma auditoria extraordinária visando apurar as irregularidades apontadas na denúncia .

Apos a denúncia foi investigado a existência de funcionários fantasmas na agência de fomento ,irregularidades na contratação de empresas além da operação que liberou 300mil reais para a empresa da esposa de Maurílio Ricardo Araújo(ex-diretor –presidente ) que aparece como administrador, existe também a concessão de contrato de financiamento superior a 40 mil ao diretor administrativo da Agencia de Fomento .Ademir Teodoro

O procurador-geral do Tocantins, Nivair Vieira Borges, relatou os atos feitos pelo Governo para garantir ampla defesa ao diretor-presidente da Agência de Fomento. Ele destacou ainda que o Governo possui 99,4% do capital do órgão.

Após o Governo publicar no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (21) o decreto determinando a intervenção na Agência de Fomento, o presidente afastado do órgão, Maurílio Ricardo Araújo, e o diretor Ademir Teodoro se beneficiaram num último pagamento nessa segunda-feira (19).  

Além disso, os ex-diretores liquidaram a folha de pagamento dos funcionários da Fomento para o mês de novembro e liberaram, via sistema, o pagamento do 13º salário, que deveria ocorrer somente no dia 20 de dezembro.

De acordo com José Messias Alves de Araújo, a reunião da Assembleia Geral para deliberar sobre o nome do novo diretor-presidente da Agência de Fomento deve ocorrer no próximo dia 5 de dezembro.

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.