Raquel Novaes, cantora e compositora de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, compartilhou sua trajetória musical com o Diário Tocantinense, revelando os caminhos e desafios enfrentados na transição do Ministério de Louvor para a carreira solo. Com mais de duas décadas de atuação na música gospel, Raquel reflete sobre sua história, marcada pela fé e pelo apoio de sua comunidade e família.
Para Raquel, a mudança para a carreira solo nunca esteve nos planos iniciais. “Eu sempre sonhei com a equipe do Ministério de Louvor e aquilo que o senhor ia fazer ali na nossa igreja local”, conta a cantora, que permanece como membro ativa do Ministério de Louvor da Comunidade de Ubatuba, onde iniciou sua trajetória há 25 anos. A passagem do louvor congregacional para a carreira solo aconteceu, segundo ela, de forma “natural”, impulsionada por convites para participar de eventos e apresentações em que a equipe da igreja não poderia acompanhá-la. Assim, sua presença nas plataformas de música foi ganhando relevância, e a carreira solo começou a tomar forma.
Transição
A transição, no entanto, trouxe novos desafios. Acostumada ao trabalho em equipe, Raquel percebeu que o foco e a responsabilidade recaíam, agora, diretamente sobre seu nome. “Quando você tá numa equipe, parece que você conta com a ajuda de todo mundo e a responsabilidade é dividida”, explica. Esse foi um dos grandes desafios da nova fase, especialmente por significar uma mudança de perspectiva e exigência de maior autonomia e responsabilidade.
Apesar das dificuldades, Raquel destaca a importância do apoio constante de seu esposo, Marcelo Novaes, que é também músico e compositor. Marcelo tem sido uma figura essencial para o sucesso da cantora. “Meu esposo sempre esteve comigo, do meu lado, sempre foi o meu principal incentivador”, diz Raquel. Essa parceria tem sido fundamental para enfrentar os altos e baixos da carreira solo, garantindo que, mesmo fora dos grupos de louvor, ela continue a transmitir sua mensagem de fé e esperança.
A cantora e compositora, hoje, celebra não apenas os desafios superados, mas também o aprendizado adquirido ao longo da carreira. Agradecida, Raquel vê em cada etapa uma oportunidade de crescimento e de levar sua música para mais pessoas. Através de uma trajetória moldada pela dedicação e apoio familiar, Raquel Novaes se firma como uma voz singular na música cristã brasileira, mantendo sua essência e raízes no louvor, ao mesmo tempo que expande seu ministério para novos públicos.
Confira a entrevista na íntegra em nosso site
Relacionado
Link para compartilhar: