Pouco mais de dois meses após a exoneração do advogado Rafael Parente da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), há grande expectativa entre os servidores de que a nomeação de um novo gestor possa acontecer na próxima semana. De acordo com uma fonte ligada ao governo o nome já estaria indicado e seria ligado ao deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos), que negou ao Diário Tocantinense ter conhecimento do assunto.
Embora o Procon seja uma Superintendência dentro da Secretaria de Cidadania e Justiça, o cargo tem status de autarquia, já que atende um grande número de demandas da população e tem muita exposição na mídia. Além disso, o Procon atua fiscalizando estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, com possibilidade de aplicação de autos de infração e outras penalidades em casos de descumprimentos da lei do consumidor.
Pesquisas
Outra área de atuação do Procon Tocantins é na pesquisa de preços de produtos e também épocas de grandes promoções como a Black Friday, as festas de Natal, datas comemorativas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa e outras. Nestas ocasiões o Procon realiza pesquisas de preços e verifica a qualidade dos produtos, como no caso do Dia das Crianças. Além disso, atua também em fiscalizações com outros órgãos como Instituto de Metrologia, Vigilância Sanitária e outros.
Relacionado
Link para compartilhar: