Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 25, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 25, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Palmas lidera sustentabilidade com inauguração do Parque Solar Municipal

A capital tocantinense deu um importante passo em direção à sustentabilidade nesta terça-feira, 17, com a inauguração do Parque Solar Municipal, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. A iniciativa, liderada pela prefeita Cinthia Ribeiro, torna Palmas a primeira cidade do Brasil a produzir energia elétrica 100% sustentável para atender todos os prédios públicos municipais. O projeto, pioneiro no país, também marca a cidade como referência global em energia limpa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Economia e impacto ambiental

A prefeita destacou os benefícios econômicos e ambientais do projeto. “A capital mais jovem do Brasil se torna a primeira totalmente sustentável em energia elétrica, com todos os prédios públicos municipais atendidos. Isso é sustentabilidade na prática, será um exemplo na COP 30, que será no Brasil em 2025”, afirmou Cinthia Ribeiro. Além disso, o parque irá gerar uma economia de mais de R$ 11 milhões por ano para os cofres públicos e reduzirá a emissão de 6.124 toneladas de CO2 ao ano — o equivalente ao plantio de 43.700 árvores.

Estrutura e tecnologia

O Parque Solar Municipal foi instalado em uma área de 41 mil metros quadrados, onde anteriormente ficava uma área degradada do antigo Parque Cesamar. A estrutura conta com 15.710 painéis solares, sendo 8.110 já em funcionamento no Centro de Convenções e feiras, a um custo de R$ 24 milhões. A capacidade instalada é de 8,3 megawatts, suficiente para gerar cerca de 12,8 milhões de kilowatt-hora por ano.

Além disso, o local dispõe de 160 vagas de estacionamento cobertas por 1.200 painéis solares, que geram energia limpa e oferecem conforto aos usuários. Os painéis também atendem unidades de saúde, prédios administrativos, praças e escolas municipais, que já têm cerca de 80% do consumo coberto por energia fotovoltaica.

Palmas Solar e recuperação de áreas degradadas

De acordo com o secretário da Sehafes, Fábio Frantz, o projeto segue os preceitos da Legislação do Palmas Solar, que incentiva o uso de áreas degradadas para geração de energia. “Estamos recuperando esta localidade, concentrando a planta e facilitando a manutenção e operação do sistema para otimizar a gestão e trazer economia para o município”, ressaltou.

Exemplo de inovação

Com esta inauguração, Palmas reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade. A produção regular de energia fotovoltaica também contempla habitações populares entregues às famílias palmenses, ampliando os benefícios para a população. A iniciativa coloca Palmas na vanguarda da energia limpa no Brasil e no mundo, consolidando sua posição como referência na transição energética e combate às mudanças climáticas.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Gabriela Rocha lidera ranking das músicas gospel mais tocadas da semana

O mercado da música gospel segue em franca expansão no Brasil e domina não apenas os púlpitos, mas também...

Fique atento! Posse exclusiva de imóvel herdado pode caracterizar usucapião entre herdeiros

Se o herdeiro exerce posse exclusiva, ininterrupta, pacífica e com animus domini por mais de 15 anos, pode pleitear...

10 perfumes femininos nacionais com feromônios que deixam os homens loucos por você

Existe uma fórmula secreta que ativa desejo, fascínio e atração? Na perfumaria, a resposta é: sim! E ela mora...

10 perfumes famosos do Boticário que colocam importados no bolso — e deixam sua namorada caidinha por você

Fragrâncias nacionais entregam desempenho, qualidade e são apostas certas para quem busca custo-benefício na perfumaria masculina. A perfumaria nacional tem...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Palmas: Denúncia sobre esgoto no Taquari leva MP a abrir inquérito para investigar

Investigação apura falhas na prestação do serviço de esgotamento sanitário no setor Taquari, em Palmas. Procedimento foi aberto após...

TCE emite alerta para Colinas e mais sete prefeituras por uso irregular de atas de outros municípios

Tribunal de Contas aponta que Colinas do Tocantins aderiu a atas de registro de preços sem cumprir exigências legais....
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img