Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

Secretários da Fazenda e da Saúde do Tocantins apresentam nesta quinta (3) os relatórios de metas fiscais referentes ao exercício de 2024.

-

spot_img

Desempenho fiscal do Tocantins será avaliado em duas audiências públicas na Aleto

Secretários da Fazenda e da Saúde do Tocantins apresentam nesta quinta (3) os relatórios de metas fiscais referentes ao exercício de 2024.

Por Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense
Palmas — Tocantins. O desempenho fiscal do Governo do Tocantins será o foco de duas importantes audiências públicas marcadas para esta quinta-feira, 3 de abril, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A iniciativa faz parte da obrigação legal de prestação de contas do Executivo estadual perante o Parlamento e a sociedade.

Pela manhã, às 9h, a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Casa recebe o secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, que apresentará o relatório de cumprimento das metas fiscais referentes aos quatro quadrimestres do exercício de 2024.

Já no período da tarde, a partir das 14h, a Comissão se reúne novamente, desta vez para ouvir o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, que fará a exposição do relatório fiscal relacionado aos recursos aplicados na área da saúde no mesmo período.


“Essas audiências garantem a transparência das ações do governo e possibilitam que o Parlamento fiscalize o cumprimento das metas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou um membro da Comissão de Finanças da Aleto.


Relatórios são exigência legal

As apresentações fazem parte do que determina o artigo 9º da Lei Complementar nº 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece que o Executivo deve apresentar, a cada quadrimestre, um relatório de avaliação do cumprimento das metas fiscais, possibilitando o controle e a transparência da administração pública.

A população pode acompanhar as audiências presencialmente ou por meio das transmissões nos canais oficiais da Assembleia Legislativa do Tocantins.


Conclusão

As audiências públicas desta quinta-feira reforçam o compromisso com a transparência fiscal e com o uso responsável dos recursos públicos no Tocantins. A expectativa é de que os relatórios sirvam de base para melhorias na gestão, tanto na arrecadação e investimentos, quanto nas políticas públicas da área da saúde.

O Diário Tocantinense continuará acompanhando os destaques das apresentações, análises e possíveis desdobramentos após as audiências.

📲 Redes sociais do Diário Tocantinense:

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img