Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sexta-feira 4, abril, 2025
Desde Março de 2018

Secretários da Fazenda e da Saúde do Tocantins apresentam nesta quinta (3) os relatórios de metas fiscais referentes ao exercício de 2024.

-

spot_img

Desempenho fiscal do Tocantins será avaliado em duas audiências públicas na Aleto

Secretários da Fazenda e da Saúde do Tocantins apresentam nesta quinta (3) os relatórios de metas fiscais referentes ao exercício de 2024.

Por Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense
Palmas — Tocantins. O desempenho fiscal do Governo do Tocantins será o foco de duas importantes audiências públicas marcadas para esta quinta-feira, 3 de abril, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A iniciativa faz parte da obrigação legal de prestação de contas do Executivo estadual perante o Parlamento e a sociedade.

Pela manhã, às 9h, a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Casa recebe o secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, que apresentará o relatório de cumprimento das metas fiscais referentes aos quatro quadrimestres do exercício de 2024.

Já no período da tarde, a partir das 14h, a Comissão se reúne novamente, desta vez para ouvir o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, que fará a exposição do relatório fiscal relacionado aos recursos aplicados na área da saúde no mesmo período.


“Essas audiências garantem a transparência das ações do governo e possibilitam que o Parlamento fiscalize o cumprimento das metas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou um membro da Comissão de Finanças da Aleto.


Relatórios são exigência legal

As apresentações fazem parte do que determina o artigo 9º da Lei Complementar nº 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece que o Executivo deve apresentar, a cada quadrimestre, um relatório de avaliação do cumprimento das metas fiscais, possibilitando o controle e a transparência da administração pública.

A população pode acompanhar as audiências presencialmente ou por meio das transmissões nos canais oficiais da Assembleia Legislativa do Tocantins.


Conclusão

As audiências públicas desta quinta-feira reforçam o compromisso com a transparência fiscal e com o uso responsável dos recursos públicos no Tocantins. A expectativa é de que os relatórios sirvam de base para melhorias na gestão, tanto na arrecadação e investimentos, quanto nas políticas públicas da área da saúde.

O Diário Tocantinense continuará acompanhando os destaques das apresentações, análises e possíveis desdobramentos após as audiências.

📲 Redes sociais do Diário Tocantinense:

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Fraz Solidária doa mais de dois mil itens de higiene para mulheres em vulnerabilidade no Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense Com o objetivo de promover dignidade e bem-estar para mulheres em situação de...

Scot Consultoria, parceira do Diário Tocantinense, aponta alta no preço do boi gordo no Norte do Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense O mercado do boi gordo no Tocantins iniciou abril com movimentações distintas entre...

F6 da Fama: Thais Carla é internada, Jade se irrita e Bella nega romance

Nesta quarta-feira, 2 de abril, o mundo dos famosos foi sacudido por novidades envolvendo três grandes nomes da mídia....

Turismo sustentável cresce no Tocantins e atrai visitantes nacionais e estrangeiros

O Tocantins tem se consolidado como um dos principais destinos de turismo sustentável e de experiências do Brasil, atraindo...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Bolsa sobe, dólar cai e crise no Canal de Suez afeta fretes e preços

A Bolsa de Valores brasileira opera em alta nesta terça-feira 02/03, impulsionada pela expectativa de corte nos juros dos...

Expansão da inteligência artificial impõe desafios ao setor eleitoral, agrícola e de consumo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute novas regras para o uso da inteligência artificial nas eleições de 2026, com...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img