O De Olho na Política está no nessa quarta-feira. Vamos de notícias?
Os bastidores da política do Tocantins seguem agitados. No Sul do Estado, um verdadeiro motim político vem desafiando a base governista e despertando atenção da cúpula estadual. Lideranças locais questionam repasses, obras prometidas e a condução de alianças, gerando instabilidade em uma região estratégica para as eleições municipais de 2024 e para a construção de um projeto estadual em 2026.
Eduardo do Dertins rumo a 2026 e espera janela para ir para o PRD
Enquanto isso, no Bico do Papagaio e na região norte, o deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) e intensifica sua presença, fazendo articulações e ganhando apoio após sua saída da liderança do governo na Assembleia Legislativa. A movimentação mostra que Dertins não pretende recuar e está ampliando seu campo de influência, mesmo sob pressão do Palácio Araguaia. Ele vai mudar de legenda deixando o Cidadania e ir para o PRD e o que conta informantes em off.
Eduardo Gomes um Olho em Brasília e o outro no Palácio
No cenário majoritário, o nome do senador Eduardo Gomes volta a ganhar força como possível candidato ao governo do Estado. Experiente, articulado em Brasília e com bom trânsito entre prefeitos, Gomes é visto como peça-chave no xadrez político, podendo unificar forças em torno de uma candidatura robusta para 2026.
Tiago Dimas vai para Brasília para acompanhar publicação de Acordão e deve tomar posse em breve
O ex-deputado federal Tiago Dimas, após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal que lhe permite reassumir sua vaga na Câmara dos Deputados, concedeu entrevista ao Diário Tocantinense expressando satisfação com a justiça sendo feita e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo Tocantins. Ele também demonstrou preocupação com a possível perda da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) no estado, tema que defendeu anteriormente, e manifestou intenção de retomar projetos voltados para entidades e sindicatos sem fins lucrativos.
Kátia Abreu articula retorno em 2026

No campo conservador, o deputado federal Gustavo Gayer, conhecido por seu apelo à base bolsonarista, tem aumentado sua influência em Tocantins. Com discursos alinhados ao agronegócio e à pauta da direita, Gayer pode se tornar peça relevante nas eleições, seja como cabo eleitoral ou possível candidato a senador, caso Eduardo Gomes dispute o governo.
Por fim, Kátia Abreu, ex-senadora e ex-ministra, articula nos bastidores seu retorno ao protagonismo. Com forte histórico no setor agropecuário e boas relações em Brasília, Kátia estuda o melhor cenário para se lançar em 2026 – seja ao Senado ou em composição majoritária.
O jogo político segue em ritmo acelerado e, pelo que se desenha, os próximos meses serão decisivos para definir quem conseguirá se consolidar como protagonista no tabuleiro tocantinense.
Link para compartilhar: