A semana começou nesta segunda-feira (20) com a cotação da arroba do boi gordo recuando em 2,76% e o produto sendo negociado a R$ 294,60, em São Paulo.
Segundo a médica veterinária e pecuarista Lygia Pimentel, CEO da Agrifatto, os pecuaristas devem ficar atentos ao comportamento dos preços da arroba ao longo do ano, que seguem fortemente influenciados pelo desempenho das exportações de carne bovina à China, já que o mercado interno segue patinando (e pode não mostrar a recuperação desejada), frustrando especialistas que apostam nesta hipótese).
Conforme ela, qualquer obstáculo envolvendo o comércio entre os dois países pode derrubar fortemente as cotações internas do boi gordo – repetindo o drama ocorrido em 2021, quando as vendas ao mercado chinês foram suspensas por um longo período devido às notícias de casos atípicos de “vaca louca” no Mato Grosso e Minas Gerais.
O que poder ser motivo para uma nova preocupação após o Ministério da Agricultura declarar o início da investigação de um suposto caso de vaca louca no Pará em 2023.
Relacionado
Link para compartilhar: