Comemorado hoje, 18 de maio em todo o Brasil e em especial em Colinas o dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha "Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, visa sensibilizar a comunidade em geral para que participem na defesa da causa.
Os números são alarmantes na cidade, por exemplo, desde 2007 a este ano de 2021 foram 764 casos de estupros de vulneráveis e maus tratos. Atualmente são mais de 70 casos ativos que estão sob os cuidados da justiça. Os dados são da Secretaria Municipal de Assistência Social que autua dois casos por dia.
Em breve entrevista ao Diário Tocantinense, a diretora do Centro de Referência em Assistência Social, Teônia Cassia de Moura afirmou que a sociedade civil organizada e a polícia estão trabalhando para erradicar o abuso. “Esta é uma ação que Colinas abraçou. Nós temos nossa realidade. A violência que estas crianças sofreram possam ser sanadas. Hoje é um dia de combate. Qualquer pessoa pode denunciar casos de maus tratos de crianças e adolescentes no Conselho Tutelar; Polícia Civil; CREAS; disque 100/ Direitos Humanos”, finalizou.
“Nossa campanha, tomou uma dimensão muito ampla, com trabalho em rede. Todos os segmentos da sociedade estão colaborando. Precisamos mudar a concepção de que não temos nada a ver com o que nos acontece. Temos responsabilidade sim. Muito dos casos acontece no seio familiar”, destacou a Secretária Elma Moises David à reportagem do Diário Tocantinense.
Parceiros
A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o apoio do Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colinas do Tocantins (CMDCA) e Polícia Civil.
Relacionado
Link para compartilhar: