A água é considerada um dos recursos naturais que mais é desperdiçada. A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor.
Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição. Quanto mais desperdiçamos os recursos hídricos, mais caros os processos ficam, aumentando os custos para todos.
Por isso, a BRK Ambiental disponibiliza algumas dicas de como utilizar a água de maneira consciente ocasionando uma economia na tarifa mensal.
Confira:
Tome banhos rápidos. Afinal, cada minuto a menos no chuveiro pode evitar um grande desperdício de água. Outra ideia é desligar o chuveiro quando estiver fazendo atividades mais demoradas, como hidratação nos cabelos ou ensaboando o corpo.
Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode ser grande no final do mês. Ah, e cuidado: apertar mais a torneira pode causar desgaste e aumentar o vazamento.
Mesma regra do chuveiro: feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Você não precisa daquela água jorrando sem necessidade.
Quando for possível, use a “meia-descarga” no banheiro. Com ela, você pode economizar vários litros de água em cada descarga.
Use a máquina de lavar sempre na capacidade total. A redução do número de lavagens pode gerar uma grande economia no uso da água. Além disso, é possível reaproveitar a água usada na máquina para lavar pisos, o quintal e até regar plantas, dependendo do caso.
Ao lavar o carro ou outro veículo, opte pelo balde e esponja no lugar da mangueira. Aí a água não fica fluindo sem parar e há uma economia no uso da água.
Relacionado
Link para compartilhar: